FALM passa a fazer parte da coordenação do Bloco Brasil da RedEAmérica 

Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 18/04/2023
Aletéa Rufino, Gerente de Investimento Social da FALM, é a atual coordenadora do Bloco Brasil.

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é integrante da RedEAmérica desde janeiro de 2019 e, no dia 17 de março, foi convidada para fazer parte da coordenação do Bloco Brasil da rede, com início neste ano e término em 2025. A RedEAmérica é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Bogotá, na Colômbia, e que contempla organizações do setor empresarial de todo o continente para partilhar conhecimentos e boas práticas na promoção de comunidades sustentáveis.

A partir de agora, a coordenação do Bloco Brasil passa a ser representada na figura da Gerente de Investimento Social da FALM, Aletéa Rufino. Já a suplente do bloco é Milena Drigo, do Instituto Arcor Brasil. Segundo Aletéa, “fazer parte da coordenação do Bloco Brasil significa uma intensa troca de conhecimentos e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de levar os nossos desafios regionais para a discussão, a fim de promover propostas de transformação no âmbito coletivo”.

Criada em 2002, a RedEAmérica reúne mais de 80 organizações, entre fundações e institutos empresariais, que realizam investimento social privado em 13 países da América Latina e no Caribe. Além disso, articula relações com todo o ecossistema social, incluindo instituições públicas, universidades e centros de pesquisa, entre outros. Já o Bloco Brasil é composto pelo Instituto Arcor Brasil, Fundação Alphaville, Fundação André e Lucia Maggi, Instituto BRF, Instituto Camargo Corrêa, Instituto LafargeHolcim, Instituto Lina Galvani, Instituto Votorantim e Natura Cosméticos.

Para a Diretora Executiva da RedEAmérica, Sandra Hernandez, o investimento social privado só se fortalece a partir de um trabalho em equipe e alianças com atores locais. “Nesse sentido, cada bloco é um espaço de aprendizagem constante com todos os membros. Nesses blocos estão reunidas não apenas as maiores empresas e institutos de cada país, mas também o conhecimento e as boas práticas do setor privado no país onde atuam. Para nós é um orgulho o fato de a FALM ser coordenadora desse importante bloco brasileiro e porta-voz do setor para os demais países da Rede”.

Nos últimos anos, a Fundação André e Lucia Maggi tem estimulado a implementação de parcerias em rede por meio da prática da filantropia corporativa estratégica e do investimento social privado, com ações que focam no fortalecimento político-institucional e na atuação estratégica. Tudo isso auxilia na execução de ações transformadoras que combatem desigualdades, contribuindo para um país mais justo e sustentável e para o desenvolvimento social.

Sobre a FALM

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional