FALM promove curso de escuta especializada e depoimento especial em Itacoatiara (AM)
Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 04/11/2024A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) realizou o curso de depoimento especial em Itacoatiara, Amazonas. O evento contou com a participação de 25 profissionais do Sistema de Justiça e Rede de Proteção, com objetivo de aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos sobre o tema.
O curso foi realizado em parceria com a Universidade Corporativa do Brasil (UCORP) e a Childhood Brasil, e teve como propósito capacitar os participantes para atuarem de forma sensível e eficiente no atendimento às vítimas de violência, especialmente crianças e adolescentes. Por meio de uma abordagem metodológica embasada nas leis e diretrizes vigentes, os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre o depoimento especial.
Ao longo do curso, os participantes tiveram acesso a um conteúdo diversificado. O formato online e dinâmico permitiu que os alunos se engajassem em leituras de referência, e-books, apresentações, infográficos e vídeo aulas. Além disso, renomados especialistas na área participaram ativamente, compartilhando sua experiência e conhecimento adquiridos na elaboração e implementação da Lei 13.431/17 no Brasil.
Mirian Vianna, analista de projetos da FALM, ressaltou a importância do curso para os profissionais que atuam na área da justiça e proteção de crianças e adolescentes. Segundo ela, o objetivo foi capacitar os participantes para oferecer um atendimento sensível e acolhedor às vítimas, garantindo que seus depoimentos sejam tomados de forma adequada e respeitosa.
Conheça a Lei 13.431/17
A Lei Federal 13.431/17 (Lei da Escuta Especializada e Depoimento Especial) possibilita que o atendimento a vítimas ou testemunhas seja realizado de forma protetiva, integrada, humanizada e com o apoio de uma equipe capacitada. Por isso, é considerada a principal lei para a garantia de proteção à vítima de violência sexual. Com ela, os depoimentos e todo o atendimento pelos profissionais da rede de proteção são muito mais acolhedores e evitam que a pessoa reviva várias vezes o trauma experenciado. Como o principal preceito da lei é garantir a proteção, privacidade e bem-estar das crianças e adolescentes, durante a coleta do depoimento, são realizadas apenas perguntas necessárias para que a vítima não sofra ao relatar o que aconteceu.
A Universidade Corporativa do Brasil e a Childhood Brasil
A Universidade Corporativa do Brasil atua em âmbito nacional no segmento de educação corporativa, oferecendo cursos e treinamentos focados no desenvolvimento de habilidades e competências profissionais requeridas no mercado de trabalho. Nos últimos anos, tem realizado investimentos em tecnologias educativas e metodologias ativas para atender demandas específicas das organizações públicas e privadas mediante a oferta de cursos on-line, híbridos, ao vivo e presenciais. Desde 2017, em parceria com a Childhood Brasil e Equidade, oferta cursos de formação e atualização profissional sobre os novos protocolos e parâmetros da escuta especializada e depoimento especial, conforme preconizado na Lei 13.431/2017, visando a garantia dos direitos e a não revitimização de crianças e adolescentes na rede de proteção e nos sistemas de segurança e de justiça.
Sobre a FALM
A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais.