Falta de participação de empresários emperra estudo sobre ação social

Por: GIFE| Notícias| 08/05/2006

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) voltou a campo para analisar o envolvimento do empresariado brasileiro com a questão social e enfrenta, agora, um momento decisivo. Para que sejam divulgados os resultados da segunda edição da Pesquisa Ação Social das Empresas para cada um dos estados do Centro-Oeste, é preciso que o Instituto receba um número mínimo de questionários preenchidos.

A participação das empresas do Centro-Oeste, no entanto, ainda está bastante baixa, o que traz o risco de que, pela primeira vez desde 2000, a região não entre na tabulação dos dados e na divulgação dos resultados. “”Isso cria uma lacuna e vai prejudicar o acompanhamento do comportamento das empresas na área social””, diz Luana Pinheiro, coordenadora da pesquisa de campo.

O Instituto também não poderá divulgar o resultado nacional e deixará de avaliar o importante papel das empresas em programas de combate à fome e à miséria. Com a conclusão da Pesquisa, o Ipea pretendia divulgar, em junho de 2006, os resultados nacionais e identificar as possíveis mudanças no envolvimento das empresas em ações sociais, entre 1998 e 2004.

Os resultados relativos à primeira edição, lançada em 2002, revelaram que 59% das empresas realizavam, voluntariamente, algum tipo de ação em benefício da comunidade.

A realização da Pesquisa conta com o apoio do Bid, da RedeIpea de Pesquisa e do Escritório da Cepal no Brasil.

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