Fambras e Instituto BRF lançam oitava edição do gibi Khalil com tema de combate ao desperdício de alimentos

Por: Instituto BRF| Notícias| 01/11/2021
Arte em fundo branco com um exemplar do gibi Khalil no centro, em pé

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, em parceria com o Instituto BRF, lança a oitava edição do gibi “Khalil” – a primeira história em quadrinhos que fala sobre o Islam. O tema da edição é urgente, especialmente no momento atual: a importância de evitar o desperdício de alimentos.

De acordo com dados da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), aproximadamente um terço do volume total de alimento produzido no mundo é perdido ou desperdiçado. Desse volume, mais de 900 milhões de toneladas estão atreladas diretamente a ações de desperdício, ou seja, alimentos que ainda têm valor são intencionalmente descartados no varejo e em restaurantes e residências. O desperdício dentro de casa representa 61% desse volume. O Brasil aparece na lista da FAO dos 10 países que mais desperdiçam comida no mundo: estima-se que cada brasileiro joga fora cerca de 40 Kg de alimentos por ano.

O objetivo da parceria para lançamento do gibi é estimular a reflexão sobre o desperdício de alimentos em tempos de tanta escassez, ensinando medidas práticas para evitar este problema dentro de casa. “A parceria com o Instituto BRF foi fundamental para preparamos um conteúdo de qualidade, que nos ajudará a disseminar um conceito de extrema relevância”, avalia o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi. “Além disso, ambas as instituições – a Federação e o Instituto BRF – têm muita sinergia: dedicam-se a iniciativas cidadãs visando ao desenvolvimento de comunidades”.

O Instituto BRF tem como missão levar vida melhor para as comunidades com atuação onde a Companhia está presente, apoiando projetos com foco nos pilares de Educação, Alimento e Desenvolvimento Comunitário. “Entender o alimento em toda sua potência nos revela a importância de ações e hábitos diários que contribuem para que o desperdício de alimentos seja uma realidade cada vez mais distante”, diz Grazielle Parenti, diretora presidente do Instituto BRF e vice-presidente global Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF. “Ver Khalil e seus amigos mergulharem nos conteúdos sobre os impactos do desperdício e alternativas para encontrar soluções para esse desafio reforça em nós, do Instituto, a importância de ações de educação e conscientização para o tema”.

Khalil – Khalil é um pré-adolescente brasileiro que adora estar com os amigos em grandes aventuras. Nestas ocasiões, sempre que tem oportunidade, fala sobre sua religião. O gibi batizado com seu nome, primeiro HQ nacional que fala sobre a religião islâmica, foi o caminho adotado pela FAMBRAS para combater estereótipos, preconceito e desinformação sobre o Islam junto a crianças e pré-adolescentes.

Mais de 50 mil exemplares já foram distribuídos desde o lançamento da publicação, que é traduzida para o árabe e o inglês. O gibi também é disponibilizado de forma on-line pelo link https://www.fambras.org.br/gibis-gratis.

Na produção do “Khalil”, além da equipe de comunicação da FAMBRAS, são destaques o talento do roteirista Gian Danton e dos desenhistas Eunuquis Aguiar e Malika Dahil – a primeira marroquina a publicar HQ na Europa. Recentemente, o casal foi indicado em três categorias no prêmio HQ Mix, o “Oscar dos Quadrinhos”, por um trabalho autoral.

Associados

Instituto BRF

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional