FBB anuncia finalista de concurso Aprender e Ensinar Tecnolo

Por: GIFE| Notícias| 10/09/2010

Destinado a professores do ensino fundamental de escolas públicas de todo o Brasil e promovido pela Fundação Banco do Brasil e pela revista Fórum, o Concurso tem como principal objetivo incentivar o envolvimento de professores, alunos, pais e a comunidade em ações que possam promover emprego e renda, garantir a permanência dos alunos na escola e a preservação ambiental sustentável.

O Concurso teve 3.075 inscrições e para a escolha dos 50 finalistas foram levados em consideração a inovação dos projetos e a clareza sobre o conceito de Tecnologia Social, Exeqüibilidade, Reaplicabilidade, Envolvimento da Comunidade e Interdisciplinaridade.

Dentre os 50 finalistas, cinco vencedores, um de cada região, receberão como prêmio uma viagem ao Fórum Social Mundial 2011, em Dacar, no Senegal. Além do Certificado de Participação, todos receberão uma assinatura anual da Revista Fórum e um troféu de reconhecimento. Os vencedores de 2010 serão conhecidos no final do ano.

Ao efetuar a inscrição, os participantes receberam material explicativo a respeito de Tecnologias Sociais, com a localização de experiências apoiadas pela Fundação Banco do Brasil, indicações de livros e páginas da internet para pesquisas sobre o tema. Todos os finalistas ganharam uma assinatura anual da revista Fórum.

Tecnologia Social
O conceito de Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. As tecnologias sociais servem à disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.
A Fundação Banco do Brasil, em conjunto com a Petrobras e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), certifica tecnologias sociais de acordo com os critérios de reaplicabilidade, efetividade da transformação social, e interação com a comunidade. Essa certificação ocorre a cada dois anos, desde 2001, por ocasião do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social – que chegou à 5ª edição em 2009.
As tecnologias sociais certificadas integram o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil. O banco reúne soluções que podem ser conhecidas e consultadas por tema, área de atuação, entidade executora, público-alvo, região, estado, problemas solucionados, municípios atendidos, recursos necessários para implementação, entre outros detalhamentos. A ferramenta está disponível na internet (http://www.tecnologiasocial.org.br/), atualmente com 571 tecnologias sociais certificadas.

Conheça a lista de finalistas, aqui: http://www.fbb.org.br/

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional