Ferramenta eletrônica apóia responsabilidade social de consumidor e empresa

Por: GIFE| Notícias| 18/04/2005

MÔNICA HERCULANO
Repórter do redeGIFE

No próximo dia 26 de abril, o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente realiza o lançamento oficial do Centro de Referência Akatu pelo Consumo Consciente, um banco de dados na internet sobre consumo consciente e responsabilidade social empresarial.

A idéia original surgiu em 2002, quando o Akatu se propôs a criar indicadores para que as pessoas pudessem avaliar seu estágio de consciência na hora da compra e uma base de dados que desse apoio e orientação àqueles interessados em se tornar consumidores conscientes. Desde então, foram incorporados módulos adicionais à idéia original, que resultaram no portal que poderá ser acessado a partir da próxima semana.

Empresas e instituições estão sendo convidadas a fornecer, por meio de questionário on line, informações sobre as práticas de responsabilidade social por elas adotadas. Elas farão parte de um banco de dados que os internautas poderão consultar e terão acesso à Escala Akatu de Responsabilidade Social Empresarial, ferramenta que permite conhecer seu estágio de responsabilidade social.

As organizações interessadas devem enviar uma mensagem para [email protected]. Os participantes recebem login e senha exclusivos de acesso ao portal, onde estará disponível o questionário Referências Akatu-Ethos, passo inicial para obter a avaliação oferecida pela Escala. A empresa pode incluir suas respostas sem torná-las públicas – opção oferecida pelo sistema, mas não obrigatória.

O evento de lançamento é gratuito e acontece em São Paulo (SP). Clique aqui para se inscrever.

Em entrevista ao redeGIFE, o diretor presidente do Instituto Akatu, Hélio Mattar, conta como funcionarão o Centro de Referência Akatu pelo Consumo Consciente e a Escala Akatu de Responsabilidade Social Empresarial.

redeGIFE – O Centro reunirá estudos sobre consumo consciente e sobre a responsabilidade social nas empresas em 3 módulos. Quais serão as especificidades de cada um?
Hélio Mattar – Resumidamente, o módulo da Biblioteca Akatu do Consumo Consciente contém, inicialmente, um conjunto de mais de 500 documentos sobre 12 temas comentados pela ótica do consumo consciente e acessíveis por meio de um sistema de busca avançada. Neste módulo, os internautas poderão encontrar dados e informações para aprofundarem seu conhecimento e prática na área do consumo consciente. O módulo dos Indicadores Akatu do Consumo Consciente permite ao consumidor identificar o seu estágio de consciência no consumo por meio de 80 indicadores de valores e comportamentos. Esses indicadores permitirão uma métrica para que o consumidor possa se comparar com a população brasileira, com uma comunidade da qual faça parte e com ele próprio ao longo do tempo. Finalmente, o módulo Empresas, Marcas e Produtos vai compor a maior grade de informações sobre as empresas brasileiras e será a única ferramenta no mercado a exibir o seu estágio em responsabilidade social empresarial. Aqui, o consumidor poderá conhecer as empresas que irá valorizar na hora da compra, incluindo informações sobre sua responsabilidade social.

redeGIFE – O que é a Escala Akatu de Responsabilidade Social e quem pode responder o questionário?
Mattar – A Escala Akatu de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) propõe um conjunto de 60 Referências Akatu-Ethos de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que, uma vez respondidas, permite às empresas serem categorizadas em 4 grupos homogêneos em sua prática de responsabilidade social. O consumidor terá acesso às respostas das empresas e à categorização, podendo utilizá-las para decidir que empresas valorizar em função da RSE. Ao apoiar o consumidor, o Akatu vai buscar valorizar, acima de tudo, o fato de as empresas responderem e darem visibilidade às suas práticas e políticas de RSE, mais do que a categorização específica das empresas na Escala Akatu. É, portanto, um instrumento para auxiliar o consumidor na avaliação de empresas conforme seu grau de RSE, estimulando também sua reflexão sobre o tema, e a comunicação entre as empresas e seus consumidores ou outros públicos (funcionários, fornecedores, acionistas, mídia, etc).

redeGIFE – Quais serão as categorias nas quais as empresas serão inseridas?
Mattar – A categoria de uma empresa é definida pela combinação entre as suas respostas às “”Referências”” e o “”peso”” (importância) dado pelos consumidores a cada uma delas. O “”peso”” dado pelos consumidores combina a importância dada às Referências e aos Temas onde elas estão agrupadas. Além desses “”pesos””, pesquisados junto aos consumidores, no futuro entrarão no critério de avaliação fatores referentes ao “”setor”” (industrial, não-industrial, etc), ao “”porte”” da empresa (pequeno, médio ou grande) e à intensidade com que ela desenvolve algumas práticas quantificáveis. Na versão atual estes fatores de “”porte””, “”setor”” e “”intensidade”” ainda não estão incorporados, pois dependem de mais dados para serem definidos adequadamente.

redeGIFE – Como as empresas poderão fazer uso dessa ferramenta (durante seu preenchimento e posteriormente) para aumentar e aperfeiçoar suas ações de responsabilidade social?
Mattar – Além de servir para a empresa diferenciar-se junto aos consumidores pela exposição de suas práticas de RSE, o uso do sistema on-line, que divulga a Escala Akatu, permite à empresa captar a percepção dos consumidores sobre suas ações, interagindo com eles. Apresenta ainda funcionalidades que permitem à empresa avaliar seus fornecedores, inclusive com base em uma estrutura personalizada de “”pesos”” (e futuramente, com seu próprio conjunto de “”referências””). Esta mesma ferramenta ainda serve para que uma empresa pesquise e conheça as estruturas de “”pesos”” (prioridades) de públicos com que se relacione (clientes, acionistas, funcionários, fornecedores, mídia). Futuramente, será ainda possível permitir que estes públicos respondam como vêem a ação da empresa frente às “”Referências””, pesquisando assim, de forma on-line e automática, sua percepção quanto às práticas de RSE que a empresa realiza.

redeGIFE – Qual foi a base técnica-científica utilizada para formulação da Escala Akatu?
Mattar – A Escala Akatu foi desenvolvida pelo Instituto Akatu com base em suas pesquisas junto às empresas, nos conhecimentos disponíveis quanto à prática da RSE entre empresas brasileiras e nas reflexões em conjunto com outros atores relevantes neste contexto (Institutos Ethos e UniEthos; especialistas de empresas e centros de estudos e pesquisas em RSE e sustentabilidade; e empresas de destacada atuação na área da RSE). A partir dessas pesquisas, foi identificado o estágio atual das melhores práticas de RSE no Brasil, base para definição das Referências Akatu-Ethos de RSE. Definidas as referências, as mesmas foram levadas a uma pesquisa junto aos consumidores para identificar a importância dada a cada uma. Com isso, foi possível estabelecer um sistema de ponderação das respostas das empresas às referências. Trata-se, portanto, de uma proposta de sistematização e de síntese dos aspectos mais relevantes da RSE, com consistência suficiente do ponto de vista técnico para refletir adequadamente o que é o esforço de RSE das empresas. Para seu embasamento, a formulação da Escala Akatu apoiou-se nos dados quantitativos e em bases estatísticas das pesquisas disponíveis, assim como na revisão da bibliografia. A limitação de informações quantitativas, quando existente, foi suprida por processos estruturados e abertos de discussão, análise e reflexão junto a especialistas da academia, dos Institutos Ethos e UniEthos, complementando dessa forma a base necessária. Uma descrição detalhada deste processo pode ser solicitada diretamente ao Instituto Akatu.

redeGIFE – Qual a garantia de que as respostas das empresas estão corretas ? É possível atualizá-las?
Mattar – Será considerada a resposta da empresa às “”Referências””, sem nenhuma interferência do Akatu. O Akatu entende que face à transparência do processo é improvável que empresas apresentem declarações distorcidas. As respostas da empresa devem ser assinadas por um representante legal da empresa, e divulgadas amplamente entre seus funcionários. Adicionalmente, uma eventual distorção nos dados publicados será certamente levantada pelo “”fórum”” de usuários, cabendo à empresa manifestar-se sobre sua posição, mantendo-a, retificando-a ou esclarecendo-a. As manifestações de usuários sobre uma dada empresa serão publicadas sempre acompanhadas da resposta da própria empresa, ou de nota esclarecendo que a empresa não respondeu no prazo estipulado (sete dias). Em casos especiais, o aspecto em questão poderá ser submetido à avaliação de uma comissão independente definida caso a caso pelo Akatu. A empresa deverá fornecer todas as informações necessárias ao caso, e poderá indicar um representante de sua confiança para acompanhamento da comissão. Vale dizer que, em um ano, o Akatu fará a revisão das Referências por um processo equivalente ao atual, e solicitará às empresas que atualizem suas informações.

redeGIFE – A população terá acesso aos resultados da Escala? Até que ponto isso poderá favorecer seu conhecimento sobre a responsabilidade social das empresas e suas ações de consumo consciente?
Mattar – Sim. Acreditamos que o conhecimento sobre a RSE das empresas será muito favorável, pois permitirá ao consumidor uma visão objetiva e sintética sobre o tema e sobre as práticas e políticas das empresas. Como a Escala Akatu é baseada em 60 Referências agrupadas em 17 temas, o consumidor terá uma visão abrangente e atualizada das práticas de RSE mais disseminadas entre as empresas brasileiras. Outro benefício é que o consumidor poderá associar cada empresa aos produtos e marcas com que se relaciona no dia a dia, podendo assim prestigiar as empresas mais socialmente responsáveis exercendo seu poder na hora da compra.

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