Ferramentas de Gestão: Curso ensina a captar recursos no campo social

Por: GIFE| Notícias| 03/08/2009

Nos dias 14 e 15 de agosto, o GIFE realiza o quinto módulo da edição 2009 do curso instrumental Ferramentas de Gestão, em São Paulo. Realizado com o apoio do Instituto Itaú Cultural, a aula terá como tema Sustentabilidade e Mobilização de Recursos.

Este módulo tem como objetivo central refletir sobre e entender a relação que existe entre legitimidade e credibilidade para se mobilizar recursos para a missão de uma organização do terceiro setor de forma sustentável. Como essa base, pretende produzir um plano de ação e respectivo monitoramento e avaliação.

“”A proposta do curso é atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações sociais desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor e pela iniciativa privada””, afirma o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti. Os interessados podem optar por este módulo ou outros, o que permite ao aluno construir seu plano de estudo de acordo com seu interesse e necessidade de aprendizagem.

Para ministrar a aula, o GIFE convidou o consultor João Paulo Altenfelder, que foi executivo de carreira na C&A Modas durante 11 anos, ocupando posições como Gerente de Compras, Gerente de Marca, Gerente de Marketing e Gerente de Grupo de Marcas. Em seguida, atuou como Gerente de Planejamento Estratégico da Fundação Abrinq e Diretor-Executivo da Associação dos MBAs da FIA/USP.

Atualmente, o consultor é sócio da S.E.I – Sustentabilidade, Estratégia, Inovação, consultoria com foco na criação e implantação de modelos de negócios sustentáveis com ênfase na gestão de relacionamentos com stakeholders estratégicos. Também é professor convidado do MBA Executivo Internacional FIA para o módulo de Desenvolvimento Sustentável; do curso de extensão GVPEC da Fundação Getúlio Vargas; do curso de extensão de Responsabilidade Social Corporativa da área de Economia da UNICAMP.

Veja alguns tópicos do conteúdo programados pelo consultor:

– Conceitos e debate – Onde está a credibilidade e legitimidade de uma ONG?
– Sustentabilidade para organizações do terceiro setor – relacionamento com partes interessadas.
– Posicionamento estratégico – confronto e integração.
– Plano de Mobilização de recursos – passos necessários.
– Monitoramento e avaliação – ferramentas práticas e envolvimento do conselho.

O curso ocorre na sede do Instituto Itaú Cultural, na Av. Paulista 149, em São Paulo – SP (em frente à estação Brigadeiro do Metrô).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE, deste site, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209, ramal 19, ou pelo e-mail: [email protected].

Conheça o próximo módulo do curso Ferramentas de Gestão São Paulo:

– 25 e 26/09Cultura e Desenvolvimento, com o consultor Leonardo Brant.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional