Ferramentas de Gestão: Curso ensina Planejamento Estratégico para ações sociais

Por: GIFE| Notícias| 25/05/2009

Nos dias 17 e 18 de julho, o GIFE realiza o quarto módulo da edição 2009 do curso instrumental Ferramentas de Gestão, em São Paulo. Realizado com o apoio do Instituto Itaú Cultural, a aula terá como tema Planejamento Estratégico para ações sociais.

Este módulo tem como objetivo central diisponibilizar ao aluno um conjunto de ferramentas para serem utilizadas na gestão de organizações, promovendo o intercâmbio de experiências, em especial daquelas realizadas pela Rede GIFE..

“”A proposta do curso é atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações sociais desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor e pela iniciativa privada””, afirma o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti. Os interessados podem optar por este módulo ou outros, o que permite ao aluno construir seu plano de estudo de acordo com seu interesse e necessidade de aprendizagem

Para ministrar a aula, o GIFE convidou o consultor Antônio Luiz de Paula e Silva, associado ao Instituto Fonte, mestre em Administração pela FEA/USP (2001), engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP (1985) e desde 1989 trabalha em projetos de desenvolvimento social como facilitador, educador e consultor. Além de ser fellow da Ashoka Empreendedores Sociais (1988), ele é autor do livro “”Utilizando o Planejamento como Ferramenta de Aprendizagem”” (Editora Global, 2001).

Veja alguns tópicos do conteúdo programados pelo consultor:
– Conceito de planejamento estratégico e referência aos diversos modelos disponíveis para a sua elaboração;
– O processo de planejamento: variáveis principais, etapas (arque)típicas e dicas de condução;
– Conteúdo do planejamento: elementos da identidade institucional, dinâmica da sustentabilidade, dilemas (arque)típicos e itens de um plano de ação.

O curso ocorre na sede do Instituto Itaú Cultural, na Av. Paulista 149, em São Paulo – SP (em frente à estação Brigadeiro do Metrô).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE, deste site, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209, ramal 19, ou pelo e-mail: [email protected].

Conheça os próximos módulos do curso Ferramentas de Gestão São Paulo:

– 14 e 15/08 Sustentabilidade e Mobilização de Recursos, com o consultor João Paulo Altenfelder.

– 25 e 26/09Cultura e Desenvolvimento, com o consultor Leonardo Brant.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional