Ferramentas de Gestão

Por: GIFE| Notícias| 03/01/2011

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO
CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO – 2015

Com a demanda crescente pela profissionalização da gestão do setor social brasileiro, somado ao desafio cada vez maior pela sustentabilidade financeira das organizações que o compõem, o GIFE promove o curso Ferramentas de Gestão. Neste ano, serão cinco módulos, todos realizados em São Paulo.

O Ferramentas de Gestão é um programa que aborda áreas estratégicas do investimento social, aproveitando o sólido conhecimento acumulado pela Rede GIFE. Temas como legislação e gestão de incentivos fiscais, elaboração e avaliação de projetos, planejamento estratégico, desenvolvimento e gestão do voluntariado e investimento de impacto e negócios sociais fazem parte do rol de módulos pensados a profissionais de institutos, fundações e empresas, tal como das demais organizações não-governamentais e gestores de políticas públicas.

Além do conhecimento específico sobre os temas, com um conjunto de consultores com grande experiência no setor, o GIFE também tem a preocupação de que o curso seja um espaço relevante de relacionamento, aproveitando as experiências trazidas pelos diferentes alunos participantes, que aprendem com seus pares.

Uma das vantagens é a possibilidade do participante decidir seu plano de estudo, de acordo com seu interesse e necessidade de qualificação. Composto por módulos independentes, porém complementares, o profissional pode focar no que realmente quer aprender, a partir de aulas avulsas ou pacotes, aumentando assim suas condições para buscar um eventual aprofundamento futuro.

Desde sua criação em 2001, o curso já capacitou mais de 2800 profissionais em Brasília, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Objetivos

O Ferramentas de Gestão é um curso introdutório, oferecido em módulos independentes, que visa fornecer instrumentos e conhecimentos essenciais para a atuação em organizações sem fins lucrativos e desenvolvimento de projetos e ações sociais, ambientais e culturais. Para isso, busca:

– Fornecer um panorama geral sobre a evolução na gestão das organizações da sociedade civil no Brasil;
– Disponibilizar um conjunto de ferramentas para serem utilizadas na gestão de organizações sociais;
– Promover o intercâmbio de experiências, especialmente na difusão daquelas desenvolvidas pela rede GIFE.

Módulos

As experiências dos participantes do curso e dos palestrantes convidados serão utilizadas nas aulas expositivas. Serão explorados os seguintes recursos pedagógicos:

Metodologia

– Exposições de conteúdos interativos;

– Discussão de projetos e experiências entre participantes e consultores e análise de casos, com base na aplicação de ferramentas específicas de gestão;

– Dinâmicas de grupos simulando situações práticas do uso de ferramentas de gestão apresentadas;

– Recursos facilitadores para a apropriação dos instrumentos, tais como filmes, vídeos e data show, entre outros (a critério do professor).

Público-Alvo

Profissionais de institutos, fundações e empresas, organizações não-governamentais, gestores de políticas públicas e pessoas interessadas em atuar no terceiro setor.

Veja informações completas sobre os módulos AQUI

Professores

O quadro de professores é constituído por especialistas do GIFE e de sua rede de relacionamento, docentes com formação e atuação em renomadas universidades brasileiras e com destacados trabalhos em organizações da sociedade civil e convidados de projeção nacional e internacional no âmbito do terceiro setor.

Todos os participantes recebem Certificado GIFE por módulo.

Inscrições

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO – 2015

Organizações que estiverem interessadas em promover uma edição do Curso Ferramentas de Gestão no Formato IN COMPANY, CLIQUE AQUI.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional