Festival de cinema propõe debate sobre mobilidade e segurança viária

Por: GIFE| Notícias| 20/06/2016

A cidade de São Paulo receberá, entre 12 e 14 de agosto, o 1º Festival Brasileiro de Filmes Sobre Mobilidade e Segurança Viária. Batizado de MOBIFILM, o evento acontecerá no Centro Cultural São Paulo e as entradas serão gratuitas. O público poderá participar tanto enviando suas produções como nos debates a serem promovidos. As inscrições vão até o dia 30 de junho (clique aqui).

O assunto não poderia ser mais urgente. As estatísticas mostram que aproximadamente 1,3 milhões pessoas são mortas e 50 milhões são feridos gravemente em acidentes de trânsito no mundo a cada ano. A ONU proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. Daí vem a inspiração para o MOBIFILM, um momento de reflexão que busca salvar vidas e melhorar a qualidade delas nas cidades.

Além das sessões de filmes, o evento contará com um seminário internacional. No primeiro dia de festival, especialistas discutirão mobilidade urbana como ponto de reflexão para a construção de cidades mais humanas e sustentáveis. Nos outros dois dias de evento, as sessões de cinema exibirão filmes em diversos formatos e origens, selecionados pela curadoria do evento.

Para os seminários, foram definidos dois eixos temáticos: Mobilidade Urbana e Segurança Viária. Entre os nomes confirmados estão Nabil Bonduki, urbanista e secretário municipal de Cultura de São Paulo, Paulo Saldiva, médico patologista e especialista em poluição urbana, Alberto Epifani, arquiteto e urbanista, Jilmar Tatto, deputado federal e secretário de Transportes da prefeitura de São Paulo e Pere Navarro Olivella, engenheiro industrial e ex-gestor de mobilidade na prefeitura de Barcelona.

Os filmes selecionados para o Festival serão divididos em 8 categorias: Animações; Vídeo-cidadão; Escolares; Universitários; TVs; Independentes; Oficiais; e Publicidade. A iniciativa é da Associação Nacional de Transportes Públicos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional