Festival do Livro e da Literatura estimula leitura em São Miguel Paulista

Por: GIFE| Notícias| 07/10/2011

Diante do sucesso de 2010, a Fundação Tide Setubal levará novamente o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel para as ruas, praças, paradas de ônibus, estações de trem, bibliotecas municipais e escolas da Zona Leste, proporcionando uma programação variada para centenas de pessoas de todas as idades. Trata-se da sexta edição do evento que, durante três dias — entre 25 e 27 de outubro — oferecerá, gratuitamente, contação de histórias, oficinas, debates, conversas com autores, intervenções artísticas como teatro e cortejo pelas ruas.

Uma das principais atrações deste ano é a homenagem especial a Ferreira Gullar, autor do celebrado “Poema Sujo”. O poeta maranhense fará uma palestra no último dia da programação. Um dos principais objetivos do festival é criar um movimento de estímulo à leitura na região. “Trabalhamos pela garantia dos direitos culturais, aproximando-os dos direitos humanos. Queremos contribuir para que os espaços públicos voltem a ser lugares de livre expressão da vida social e da sociabilidade”, explica Tião Soares, idealizador das atividades e coordenador de Cultura da Fundação Tide Setubal.

Os locais da programação formam corredores literários, que interligam São Miguel. Segundo Tião, essa inspiração surgiu dos tradicionais corredores de ônibus, os quais abrem caminhos alternativos para transportar com mais fluidez os passageiros, fugindo dos engarrafamentos urbanos. “Em nosso corredor, a rua passa a ser o lugar de intercâmbio de saberes e de experiências”, salienta.

Ao longo dos três dias de festa, grupos artísticos também vão motivar transeuntes nas ruas a se integrar à programação, por meio de recitais de poemas, dança e música. Nesse mesmo contexto, entre as estações de trem São Miguel e Jd. Romano, haverá um “trecho literário”, no qual passageiros poderão ver apresentações artísticas e ouvir contos e poemas nas plataformas e nos vagões.

Destaques da programação
A Praça Fortunato da Silveira, conhecida como Morumbizinho, situada em frente à Universidade Cruzeiro do Sul, abrigará diversos encontros com autores. No primeiro dia (terça, 25/10), das 15h às 17h, Ferréz, Valmir Souza e César Magalhães Borges debaterão os desafios do processo criativo. Às 18h, sairá da praça um cortejo com poetas, artistas, músicos e contadores de histórias. Com tochas para iluminar os caminhos, eles vão declamar poemas e cantar, convidando os presentes a entrar no trajeto literário.

No segundo dia (quarta, 26/10), a partir 15h, no Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal abrigará uma roda de conversa com Marcelino Freire e Sacolinha sobre “A cultura e a diversidade no exercício dos direitos e liberdades”. Por volta das 17h30, agitará o clube um grande sarau, com recital de poesias, contos e show de hip hop.

No mesmo dia (26/10), à noite, às 19h, na Praça Morumbizinho, o destaque é o debate “Direito à cidade, à cultura e à mobilidade”, com os jornalistas Jairo Marques e Flávia Cintra, além da advogada Thays Martinez. Já na quinta (27/10), a partir das 15h, nesta mesma tenda da praça, a discussão ocorrerá em torno da literatura brasileira contemporânea e seu diálogo com os leitores. Os convidados são Eucanaã Ferraz e Luiz Ruffato.

Acesso ao livro
Para incentivar o contato com os livros, a Fundação e a Secretaria Municipal de Cultura promoverão a troca de livros em praças do bairro. Haverá ainda três bibliotecas circulantes, dois ônibus bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura e o caminhão do BiblioSesc. Eles transitarão por pontos da região.

O Vale-Ler será outra iniciativa para estimular o acesso ao livro. A Fundação Tide Setubal oferecerá 200 tíquetes, cada um deles no valor de R$ 40, para serem trocados por livros durante o Festival. Alunos de escolas da região receberão uma parte dos vales, e outra será sorteada para os participantes, durante as atividades programadas. Neste ano, cerca de 20 escolas públicas do bairro prestigiarão o Festival.

O encerramento da festa acontecerá na tenda da Praça Morumbizinho, com uma homenagem a Ferreira Gullar. O poeta conversará com o público entre 19h e 21h sobre “Direitos culturais e da diversidade: um novo paradigma político e poético”. A programação completa e detalhada da edição 2011 do Festival pode ser vista em www.fundacaotidesetubal.org.br/festivaldolivro.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional