Festival Latino-Americano de Captação de Recursos acontece em maio

Por: GIFE| Notícias| 14/05/2012

*Daniele Próspero – especial para o redeGIFE

A ABCR promove, entre os dias 23 a 25 de maio, em São Paulo, a quarta edição do Festival Latino-Americano de Captação de Recursos (FLAC 2012). O festival é voltado aos profissionais da área de mobilização de recursos, empresários, gestores públicos, representantes de organizações não-governamentais, pesquisadores e demais interessados na temática.

De acordo com João Paulo Vergueiro, presidente da ABCR, o objetivo do festival é disseminar as melhores práticas e técnicas de captação de recursos e proporcionar o aprimoramento dos profissionais que atuam na área. “Esperamos com o FLAC que os mobilizadores de todo o país retornem às suas instituições mais preparados para desenvolver projetos inovadores e de sucesso, contribuindo no fundo para a sustentabilidade das organizações da sociedade civil no Brasil”, aponta.

O encontro pretende debater questões centrais, entre elas: Como aliar as novidades aos modelos clássicos de captação por indivíduos, por projetos, com empresas, governos e fundações? E como reforçar a transparência desses processos para garantir legitimidade e ética junto a nossos aliados e doadores?

Para ajudar nestas discussões, durante três dias, mais de 40 palestrantes irão debater temáticas relacionadas aos vários ramos da área de mobilização. Bruno Benjamim, da ActionAid, irá abordar as campanhas de comunicação para atrair doadores individuais e Rui Mesquita, da Fundação Kellogg, falará sobre a arquitetura internacional de apoio à sociedade brasileira. Já Kleber Rocha, do Ministério da Cultura, pretende trazer informações sobre o financiamento na área de cultura no Brasil.

O festival contará também com uma metodologia conhecida como Espaço Aberto, em que os profissionais que trabalham com captação poderão apresentar seus cases. A proposta é que os participantes construam coletivamente a agenda do encontro, podendo liderar palestras e grupos de discussão. No festival, será apresentada ainda a nova diretoria da ABCR e suas perspectivas para os próximos anos.

Segundo João Paulo, há diversas novas tendências em captação de recursos e o Brasil tem recentemente importado e adaptado uma série de técnicas e estratégias já testadas com sucesso no exterior. Dentre elas, podem ser destacadas o face-to-face e o crowdfunding. Outras estratégias, como geração de renda e campanha capitais têm se aprimorado. “E o que há de mais recente é o interesse sobre o estabelecimento de fundos patrimoniais para ONGs, em complemento à própria criação de alguns fundos específicos que já estão em funcionamento no país. A principal tendência, porém, é a profissionalização do setor, com captadores se especializando e as organizações cada vez mais estruturando áreas próprias de mobilização de recursos”, enfatiza.

O presidente da ABCR enfatiza ainda que, a temática de captação de recursos, se insere numa temática em evidência na área de terceiro setor, que é a criação de um marco regulatório para as organizações da sociedade civil. “Nesse sentido, a mobilização de recursos permite efetivamente que as organizações se preparem para esse momento de construção do marco regulatório e que desenvolvam uma atuação profissional, com planejamento e bem estruturada. Sem gestão qualificada, uma organização da sociedade civil terá menos capacidade para captar recursos e para dar continuidade ao trabalho por ela desenvolvido, com maior dificuldade para alcançar a sustentabilidade”, destaca João Paulo.

Evento: Festival Latino-Americano de Captação de Recursos 2012
Data: de 23 a 25 de maio de 2012
Local: Espaço APAS – São Paulo (www.espacoapas.com.br)
Programação e informações: www.flac.org.br
Atenção: Os associados do GIFE têm 35% de desconto na inscrição. Para saber como ter acesso a este benefício, envie um email para: [email protected]

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional