FGV em parceria com o Instituto Alana lançam curso de ‘Advocacy e Políticas Públicas’

Por: GIFE| Notícias| 04/07/2016

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do seu Programa de Educação Continuada (PEC), com o apoio do projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, e da consultoria política Pulso Público, lançam o curso ‘Advocacy e Políticas Públicas: Teoria e Prática’.

A formação tem como proposta aprimorar o conhecimento teórico e prático de profissionais que atuam no campo social (associações, fundações, movimentos sociais, coletivos etc.) que desejam empreender ações que visam provocar mudanças sociais a partir de incidência política, aperfeiçoando competências relacionadas a atividades desenvolvidas entre a sociedade civil e governos em todas as suas esferas de atuação.

Pedro Hartung, advogado do Instituto Alana e um dos professores do curso, destaca a importância de uma formação sobre esse tema, pois contribui para a disseminação e formação de novos agentes multiplicadores dessa prática. “Por meio do advocacy, organizações do campo social conseguem mobilizar a opinião pública sobre importantes causas sociais a serem defendidas, engajar atores na discussão e incidir politicamente junto aos tomadores de decisão em prol da defesa de determinada política”, ressalta.

O projeto Criança e Consumo tem larga experiência no campo de advocacy – com mais de dez anos de atuação -, com atuação em diferentes áreas influenciando a formulação e execução de políticas públicas sobre o tema do consumismo e dos malefícios do direcionamento da publicidade e da comunicação mercadológica voltadas ao público infantil, além de realizar denúncias jurídicas a órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública e Procons de todos o país, bem como ao Ministério da Justiça.

O Criança e Consumo tem representação no CONANDA (Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente) e no CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar). É associado da BRASILCON (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor) e membro da Consumers International. Também assinou um Termo de Cooperação com o Ministério Público do Estado de São Paulo para atuação conjunta no combate à publicidade dirigida às crianças.

Advocacy na prática

O curso, com duração total de 64 horas/aula, irá privilegiar a discussão de casos práticos e a troca de experiências entre os alunos.

Ao longo da formação, serão discutidos temas como os alcances e limites da atividade de advocacy no Brasil e sua importância para o aprofundamento da democracia e da transparência do processo decisório estatal, assim como a estrutura, o funcionamento e o processo decisório estatal em suas três esferas de competência (municipal, estadual e federal) e as funções do Estado (política, executiva, jurisdicional e fiscalizadora) e suas atribuições.

Além disso, o curso irá apresentar as estratégias de comunicação mais eficientes para informar o público interno e externo das organizações do campo social sobre o seu trabalho de incidência política, conquistar aliados, criar coalizões e elaborar uma agenda positiva junto ao governo.

No workshop, ao final do curso, a partir da simulação de um problema real de uma organização, os alunos irão desenvolver um caso de incidência política com a progressiva materialização das experiências adquiridas ao longo do curso, apresentando e discutindo os diferentes estágios de elaboração de uma campanha de advocacy.

Os interessados em participar podem fazer a sua inscrição até o dia 10 de julho. Para saber mais sobre o curso, basta clicar aqui. O início das aulas será no dia 15 de agosto, em São Paulo.

Conheça também o livro ‘Criança e Consumo – 10 anos de transformação’.

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