Filantropia Estratégica para um Mundo Complexo

Por: GIFE| Notícias| 07/07/2014

O Stanford Social Innovation Review colocou para debate o artigo: “Filantropia Estratégica para um Mundo Complexo” de John Kania, Mark Kramer e Patty Russell na sua edição de verão (Volume 12, número 3). O artigo expõe que para resolver os problemas sociais complexos, as Fundações tem que mudar o seu modelo de filantropia estratégia por um modelo emergente que se adapte melhor as dinâmicas sociais e tracem um compasso para uma intervenção em um mundo complexo.

Os autores colocam que um modelo diferente e mais emergente é necessário para erradicar as raízes dos problemas sociais complexos. Incita assim a refletirmos sobre um novo caminho para lidarmos com os desafios mais complexos da nossa sociedade. Em nenhum momento se descarta a filantropia estratégica pois seu uso é efetivo para os problemas simples e complicados da sociedade, como construir um hospital e desenvolver uma vacina (segundo David Snowden). Já para lidar diretamente com problemas complexos, como melhorar a saúde de um grupo de pessoas, conclui-se que é preciso investir em um novo tipo de liderança e uma nova caixa de ferramentas que inclue: mapeamento sistêmico, análise de ecossistema, ferramentas de contação de histórias, como planejamento de cenários, combinado com uma orientação de testar hipóteses e prototipar.

A filantropia emergente não é uma solução mágica e é um caminho menos linear. Precisa-se que todos os atores, inclusive os doadores, se sintam parte e participem do sistema que querem mudar. A estratégia emergente foca em fortalecer o sistema (ou microcosmo dele) e suas relações levando a cocriação de ações. Além disso, para trabalhar dentro desse outro paradigma faz-se necessário uma liderança mais aberta a incertezas e determinada a seguir um objetivo por um período mais longo. É preciso ter um contexto e uma cultura organizacional de real aprendizagem, reflexão e avaliação contínua (developmental approach).

Mille é social-fundadora e Daniela é gestora de projetos da Reos. Reos é uma empresa social dedicada a apoiar empresas, governos e organizações da sociedade civil a entender e enfrentar desafios sociais complexos. Convocamos, desenhamos e facilitamos parcerias e iniciativas multistakeholder para gerar mudanças sociais sistêmicas. Trabalhamos tanto local como globalmente, em diversas escalas, atuando através de nossa Consultoria e Instituto.

Ilustração de Mike McQuade

“Daniela Saraiva Santos e Mille Bojer*

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional