Filme “O começo da vida” tem exibição especial durante o Congresso GIFE

Por: GIFE| 9º Congresso GIFE| 28/03/2016

“Os seres humanos aprendem mais – e mais rápido – da gestação aos três anos do que em todo o resto de suas vidas”. A fala impactante de Andrew Meltzoff, pesquisador e PhD da Universidade de Washington, retrata a importância  dos primeiros anos da vida e o impacto que este período tem ao longo de toda a vida. Mas, será que, enquanto sociedade, estamos cuidando bem deste momento único da vida que é fundamental tanto para o presente quanto para o futuro?

A resposta a essa pergunta virá por meio de histórias marcantes, que retratam os desejos e desafios de famílias com filhos pequenos no Brasil e no mundo, assim como de dezenas de depoimentos dos maiores especialistas no assunto, que compõe o filme: “O começo da vida”, da diretora Estela Renner.

O documentário inédito sobre a primeira infância – fase que vai da gestão aos seis anos – é uma iniciativa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Instituto Alana, Maria Farinha Filmes, Fundação Bernard Van Leer e Unicef e conta com o apoio de dezenas de outras instituições.

A exibição do filme será durante a programação do Congresso GIFE, em uma seção especial, a fim de engajar os associados na missão de sensibilizar a sociedade para o tema. O lançamento no Brasil está marcado para o dia 05 de maio, nos cinemas, e a estréia global será em 27 de maio num evento a ser promovido pelo Unicef.

“Acredito que esse filme vai mudar o jogo em relação à primeira infância. Ele tem uma forma completamente diferente de falar sobre a causa, de maneira sensível e mobilizadora. Tenho certeza de que todos que assistirem vão mudar a sua atitude e o seu olhar a respeito da criança”, comenta Eduardo de C. Queiroz, diretor presidente da FMCSV, que tem como foco de sua atuação a primeira infância.

Luana Lobo, sócia da Maria Farinha Filmes, ressalta que a proposta do documentário é sensibilizar, mobilizar e informar pais, famílias, profissionais, líderes, organizações e governos a respeito da causa e entender a distância que ainda persiste entre o que a Ciência têm falado sobre o desenvolvimento das crianças e os contextos e situações vividos pelas famílias de diferentes culturas, nacionalidades e realidades socioeconômicas de oito países (Brasil, EUA, Canadá, Itália, China, Argentina, Índia e Quênia).

“A Ciência tem trazido nos últimos 20 anos muitas evidências sobre a importância de se investir da gestão ao seis anos, não apenas com recursos, mas em convivência familiar, numa educação e atendimento de saúde de qualidade, alimentação adequada etc, e o diferencial que isso faz para o desenvolvimento humano ao longo da vida”, pondera Eduardo.

Entre os pesquisadores e especialistas internacionais e brasileiros que falam sobre o tema no documentário estão: Pia Britto, consultora senior em Desenvolvimento na Primeira Infância da UNICEF e professora assistente no Centro de Estudo da Criança de Yale; Charles A.Nelson, diretor de Pesquisa no Hospital da Criança de Boston da Universidade de Harvard; James Heckman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia; Jose Martins Filho, pediatra e professor emérito da UNICAMP etc.

Disseminação

Com a perspectiva de que o cinema pode ser uma ferramenta importante para a transformação social, além do lançamento nos cinemas, o material estará disponível na plataforma online gratuita Videocamp, na qual qualquer cidadão poderá acessar o documentário e promover uma exibição gratuita em sua localidade, mobilizando mais pessoas para o tema.

“Tendo em vista que no Brasil apenas 7% das cidades têm cinema e, como queremos gerar impacto social com o filme, precisamos que ele chegue em todos lugares. Por isso, ele poderá ser acessado em todas as plataformas de vídeos”, comenta Luana.

Os promotores da iniciativa pretendem disseminar ainda mais o documentário a partir de várias parcerias que estão sendo estabelecidas com empresas, organizações sociais, investidores sociais e outros interessados, que irão articular suas redes de contato e inserir o filme em suas ações.

A Unicef também lançará, ainda neste semestre, um campanha global de advocacy em parceria com o Banco Mundial sobre o tema da primeira infância.

Clique aqui e assista aos trailers.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional