Foco em… Filantropia e poder

Por: GIFE| Notícias| 16/10/2013

O poder e o dinheiro estão intrinsecamente ligados. Como a filantropia pode fazer melhor uso do poder que o maior volume de recursos traz para o que tem sido considerada a segunda era de ouro da filantropia e também uma era de crescente desigualdade? O poder pode ser compartilhado com os favorecidos, os beneficiários e outras partes interessadas? Essas são algumas das questões abordadas nessa edição especial da Alliance. Nosso editor convidado é Stephen Pittam, ex-secretário do fundo de filantropia Joseph Rowntree Charitable Fund.

A edição especial inclui entrevistas com Theo Sowa do Fundo de Desenvolvimento das Mulheres Africanas e Luc Tayart de Corms da Fundação Rei Baudouin da Bélgica; com Halima Mahomed e Bekinkosi Moyo sobe poder e filantropia na África; com Albert Ruesga sobre pobreza e riqueza em Nova Orleans; e com Shami Chakrabarti com seu “ponto de vista do outro lado da moeda”. Além disso, traz a análise feita por Sophie Pritchard sobre a diferença entre modelos de compartilhamento de poder e diversos exemplos da América Central, Irlanda do Norte e de outros lugares. Richard Murphy aborda a questão fiscal: quando tanto acúmulo de riqueza é associado à evasão e aos paraísos fiscais, como a filantropia pode combater a desigualdade e outros problemas que geralmente são criados por aquelas estruturas?

A edição da Alliance de outubro também inclui Alex Jarman escrevendo sobre o apoio governamental ao investimento social no Reino Unido; Christopher Worman sobre as virtudes despercebidas dos Pequenos Dados; a rodada do ICNL sobre as ameaças ao financiamento da sociedade civil no mundo todo; e, Nicholas Borsinger sobre as grandes lições a serem aprendidas com um relatório de barragem sobre poços em Serra Leone. Há também as cartas, os destaques da conferência e análises de livros.

Os assinantes podem clicar aqui para ler a matéria em seu navegador, ou baixar o artigo em PDF.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional