Formare investe em educação financeira

Por: GIFE| Notícias| 28/09/2009

O “”Formare””, projeto de educação profissional para jovens de 16 a 18 anos de famílias de baixa renda, idealizado e coordenado pela Fundação Iochpe, firmou uma parceria com a empresa Visa para disseminar conceitos de finanças pessoais entre os aproximadamente 1.500 alunos distribuídos por 72 escolas.

Como instituição apoiadora, o Formare oferecerá o jogo educacional interativo Bate-Bola Financeiro, desenvolvido pela Visa em parceria com a Federação Internacional de Futebol (FIFA), às empresas parceiras que contam com escolas Formare. O intuito é incentivar os educadores voluntários do projeto a utilizarem o game como apoio em aulas de educação financeira, contribuindo para a formação dos jovens.

A expectativa do Formare é que essa nova ferramenta beneficie não só os jovens, mas também educadores voluntários e colaboradores. De forma divertida, o esporte “”paixão nacional”” é usado para transmitir noções sobre gerenciamento do dinheiro, aprendizado que poderá ser replicado entre família e amigos, por serem temas simples e didáticos comuns ao dia a dia.

“”O Projeto Formare contribui, de forma significativa, para a melhoria da qualidade de vida dos jovens de baixa renda, pois a grande maioria consegue seu primeiro emprego logo após o término do curso. Portanto, é importante que eles estejam preparados para gerir suas finanças pessoais. A formação que proporcionamos contempla esta preocupação e a iniciativa da Visa se alinha aos nossos objetivos””destaca a coordenadora geral do Formare, Beth Callia.

“”Nós acreditamos que o instrumento financeiro mais importante não é um produto, é o conhecimento. Razão pela qual há mais de dez anos a Visa tem desenvolvido programas de educação financeira. Encontramos no Formare a mesma filosofia, pois, ao capacitar jovens de baixa renda, auxilia na formação de cidadãos conscientes, capazes de multiplicar boas práticas dentro de sua própria casa””, afirma o diretor-geral da Visa do Brasil, Rubén Osta.. “”Ferramentas como os cursos do Formare e o jogo educativo Bate-Bola Financeiro contribuem para a maior integração social do indivíduo e consolidação de uma economia sustentável””, completa o executivo.

Gratuitamente disponível em CD, pelo site de educação financeira da Visa, o Finanças Práticas, (www.financaspraticas.com.br) ou diretamente pelo site do Formare (www.formare.org.br), o Bate-Bola Financeiro oferece dicas de como realizar um orçamento, poupar dinheiro e uso do crédito.

Além dos módulos de jogo, o programa apresenta tutoriais para professores, para que o conteúdo seja utilizado nas salas de aula e é dividido em três níveis de dificuldade, Mirim (11 a 14 anos), Juvenil (14 a 18 anos), e Profissional para o público a partir de 18 anos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional