Fórum articula instituições latino-americanas pela educação

Por: GIFE| Notícias| 16/01/2006

A educação não pensada apenas como um direito inalienável, mas também como um instrumento estratégico de mobilização social e promoção da interculturalidade latino-americana. Esse é o objetivo do Fórum Latino-Americano de Políticas Educacionais (Flape), que até 2015 pretende se constituir como uma referência em políticas educacionais.

Criada em outubro de 2003, no México, durante evento internacional homônimo, a organização gera e amplia espaços de encontro e articulação de instituições da sociedade civil que promovam processos democráticos de mudança educacional. Com isso, parte em defesa do ensino público e do desenvolvimento de estratégias de mobilização social centradas na igualdade, na inclusão e na integração dos países da região.

No site do Flape estão disponibilizadas as propostas e iniciativas da organização, tal como seus projetos de organizar uma rede de vigilância de políticas educacionais. O internauta encontrará também informações sobre as conquistas e limitações da ação governamental no cumprimento dos acordos e compromissos nacionais e internacionais.

Na lista de instituições participantes podem ser encontradas o Observatório Latino-Americano de Políticas Educacionais (LPP/UERJ) do Brasil, a Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia, o Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación do Chile, o Observatorio Ciudadano de la Educación do México e o Foro Educativo do Peru.

Embora as ações do Flape estejam relacionadas a um universo educativo amplo, a organização foca também suas atenções aos Objetivos do Milênio estabelecidos pelas Nações Unidas, com o objetivo de que consigam, antes de 2015, o acesso universal e eqüitativo dos cidadãos latino-americanos à educação básica.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional