Fórum Brasileiro de Finanças Sociais e Negócios de Impacto movimentou setor

Por: GIFE| Notícias| 12/05/2014

Aconteceu nos últimos dias 6 e 7 de maio um evento que reuniu investidores, empreendedores e pesquisadores das finanças sociais e negócios de impacto no Brasil. A realização do fórum foi uma iniciativa de três organizações: Artemisia, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e a Vox Capital.

O evento teve como eixo central o debate sobre oportunidades e desafios para investimento em negócios de impacto, ou seja, aqueles que têm o propósito de gerar impacto social ou ambiental e ainda promover retorno financeiro. Por meio de diversas mesas, os participantes puderam compartilhar casos, identificar modelos de atuação e repensar formas de alocação de capital em empreendimentos brasileiros.

Um dos grandes destaques do encontro foi a participação do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na plenária de encerramento do primeiro dia. Na oportunidade, Luciano Coutinho apontou que os chamados “negócios de impacto” estão no radar da instituição financeira, apesar de ainda não existir uma linha de crédito específica para o tema atualmente.

Na mesma plenária, Luiz Rios, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apresentou um programa da instituição voltado para impulsionar negócios de impacto ou projetos de empresas privadas caracterizados como tal. Batizado de “Oportunidades para a Maioria”, o programa criado em 2007 já investiu 350 milhões de dólares em 52 negócios de impacto em 18 países.

Finanças Sociais e Negócios de Impacto em foco

De acordo com a programação do evento, Finanças Sociais compreendem instrumentos financeiros, novos e existentes, que mobilizam capital para investimento em atividades com a intenção de produzir impacto social com sustentabilidade financeira, podendo ou não gerar retorno financeiro sobre o capital investido. O impacto social deve ser passível de mensuração e analisado periodicamente.

Já Negócios de Impacto são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda, gerando tanto o impacto social, como retorno financeiro.

Para mais informações sobre o fórum.

O Instituto de Cidadania Empresarial é associado GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional