Fórum de políticas educacionais discute altas habilidades

Por: GIFE| Notícias| 31/05/2010

No último dia 18 de maio, foi realizado no auditório da Firjan, no Centro do Rio de Janeiro, o Fórum de Políticas Educacionais para Altas Habilidades, iniciativa do Instituto Rogerio Steinberg, a partir de um desejo antigo de Clara Steinberg, presidente da instituição.

O tema “Altas Habilidades” ratificou a importância do capital intelectual como papel estratégico na vantagem competitiva na geração de riquezas e desenvolvimento econômico do Brasil, considerando que a educação é o caminho para a geração desse capital que os alunos com altas habilidades são potenciais atores desse processo.

O fórum teve como objetivo discutir a importância estratégica e os impactos econômicos para o Brasil da construção de uma política publica educacional para o atendimento dos alunos com esse perfil e como as parcerias Público-Privadas podem contribuir nesse processo.
As boas-vindas foram dadas pelo Sr. Luiz Chor, representante da FIRJAN, instituição que apoiou o fórum, e pelo Sr. Jacob Steinberg, presidente do Conselho Deliberativo do IRS.

Como mediador do evento, o Dr. Marcos Jardim, diretor do Instituto de Psicologia da UFRJ, presidiu a primeira mesa que constou com as presenças da Sra. Tamar Kullock, vice-presidente do IRS, que apresentou o Case do Instituto Rogerio Steinberg, a Dra. Maria Helena Novaes, membro do comitê honorário do Conselho Brasileiro de Superdotação, que apresentou o mapeamento da realidade brasileira e a Dra. Cristina Delou, coordenadora da Escola de Inclusão da Faculdade de Educação da UFF, que abordou os desafios do atendimento aos alunos com altas habilidades.

No segundo momento do fórum, a mesa foi composta por autoridades do poder público Federal, Estadual e Municipal que apresentaram as propostas que estão sendo realizadas, como os Centros de Atendimento à Educação Especial (AEE), os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) e os Núcleos de Apoio Pedagógico Especializado (NAPES). Presenças de Bárbara Martins Delpretto, da Secretaria de Educação Especial do MEC, Solange Louzada Cardoso, assessora da Secretaria Municipal de Educação do Rio e Ângela Gonçalves, assessora da Secretaria Estadual de Educação, abrilhantaram o debate.

O público, formado por mais de 100 pessoas representantes das Secretarias de Educação do Estado e do Município do Rio de Janeiro, de Angra dos Reis e Duque de Caxias, das Universidades UFF, UFRJ, Universo, UERJ, PUC, Escolas Estaduais, Municipais, Federais e particulares, de outras entidades de referência em Altas Habilidades (ISMART, ILECCA, ACERTA, NAAHS e NAPES), além de profissionais da educação, lotou o auditório da FIRJAN e participou com grande interesse do debate.

Este evento, junto com o convênio assinado com a Secretaria Municipal de Educação e a parceria com as universidades UFF e UFRJ, foram importantes conquistas, e servirão como ponta pé inicial, para a mobilização de esforços que visam ações orquestradas em prol do reconhecimento e atendimento de crianças e jovens com altas habilidades.

As informações são do Instituto Rogerio Steinberg.

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