Fórum de políticas públicas para jovens reúne lideranças ibero-americanas

Por: GIFE| Notícias| 20/04/2009

Analisar princípios e desafios do desenvolvimento de políticas públicas que garantam a igualdade de oportunidades para jovens e o exercício dos seus direitos é o objetivo do II Fórum Fazendo Política Juntos, que terá como tema “”Pelos Direitos e Igualdade de Oportunidades para a Juventude””. O encontro, que será realizado no dia 29 de abril, no Rio de Janeiro, reunirá as principais lideranças ibero-americanas que desenvolvem projetos para a juventude, para compartilhar suas experiências bem-sucedidas na área.

O evento é promovido pelo Instituto Unibanco, o Riovoluntário, a La Liga, a Fundación Esplai, a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo do Estado do Rio. Paralelamente ao II Fórum, será realizado o I Encontro de Políticas Integrais para a Juventude. As discussões, que acontecem no auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, serão abertas pela superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, e terá a presença da secretária estadual de Educação, Tereza Porto, e dos secretários municipais de Educação, Claudia Costin, e de Habitação, Jorge Bittar.

Quatro mesas de debates compõem o Fórum. A primeira abordará “”O Desafio da Intersetorialidade: Políticas Integradas para a Juventude””, que terá a participação do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) e do Centro de Información Y Recursos para el Desarrollo, do Paraguai, entre outros.

O BID Juventude e a Fundación SES (Sustentabilidad – Educación – Solidariedad), da Argentina, debatem a segunda mesa temática, que abordará o tema “”O Desafio da Descentralização: do Global ao Local””. Na terceira mesa de debates, estarão presentes representantes da Fundación Esquel Ecuador e do Instituto Monterrey, do México. Todos os debates terão ainda a participação de representantes dos parceiros.

Para encerrar o encontro, será realizada a mesa “”Boas Práticas””, que reunirá representantes da Fundación Esplai, da Espanha e das organizações brasileiras Todos pela Educação, o Itaú Social e a Escola Aprendiz.

Todas as mesas de debate contarão com jovens líderes, participantes de projetos sociais. O evento é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2262-1110, das 9h às 13h, ou pelo e-mail [email protected].

Nos dois dias que antecedem o fórum (27 e 28 de abril), a Liga Ibero-Americana de Organizações da Sociedade Civil para a Superação da Pobreza e Exclusão Social (La Liga), um dos promotores do evento, realizará sua assembléia de sócios, que reúne 18 entidades da América Latina, Portugal e Espanha. O encontro tem como objetivo permitir que os membros avaliem os resultados dos trabalhos efetuados pela entidade no período de 2006 a 2009 e revisem suas estratégias de atuação, de acordo com as mudanças dos contextos socioeconômicos e políticos globais e locais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional