Fórum debate comunicação na era da sustentabilidade

Por: GIFE| Notícias| 27/04/2009

A cidade de São Paulo sediará, nos dias 6 e 7 de maio, a 2ª edição do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. No evento, especialistas – incluindo ganhadores do Prêmio Nobel – debaterão quais podem ser e como devem ser elaboradas ações, medidas e alternativas sustentáveis no Brasil e no mundo.

Como o foco do Fórum é comunicar a população sobre a importância da sustentabilidade com o apoio de empresários, políticos, autoridades e formadores de opinião, uma das maiores preocupações dos organizadores está nos estudantes. Por isso, o evento é gratuito e tem sido divulgado em universidades, que acompanharão os acontecimentos dos dois dias do evento em tempo real, via transmissão internet.

A discussão será permeada pelos conceitos descritos na Carta da Terra – documento criado em 2000 e que tem como premissas a preservação ambiental, o fim de todos os tipos de preconceitos, a união e a harmonia dos povos; além, é claro, da sustentabilidade como uma necessidade iminente ao desenvolvimento e preservação da espécie humana.

Para debater, o Fórum contará com a presença de nomes consagrados da política, empresários e personalidades – inclusive ganhadores do Prêmio Nobel – entre eles: Edmund Phelps – Prêmio Nobel da Economia 2006; David Trimble – Prêmio Nobel da Paz de 1998; Mohan Munasinghe – Prêmio Nobel da Paz 2007; o líder indígena André Baniwa, a pacifista Monja Coen, o representante da UNESCO no Brasil, Sr. Vincent Defourny, o filósofo Mario Sergio Cortella, o intelectual colombiano Bernardo Toro, a educadora Terezinha Azerêdo Rios e o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, além de outros nomes que ainda serão confirmados.

Procurada pelo redeGIFE, a Diretora Executiva da Atitude Brasil, Marta Rocha, idealizadora e responsável pelo evento, respondeu às perguntas mais importantes dobre o Fórum:

redeGIFE – Qual é a importância do Fórum?
Marta Rocha – O diálogo com os três setores sobre temas importantes no atual momento e para as futuras gerações. Elucidar o conceito de sustentabilidade por meio da comunicação. Ou seja, o papel e o poder da comunicação de influenciar a sociedade sobre valores importantes como aqueles que estão descritos na Carta Terra.

redeGIFE – Qual é o perfil do público do evento?
MR – Empresários, profissionais de comunicação, representantes do governo, ONGs e jornalistas.. Além de ser um evento gratuito para universitários e professores.

redeGIFE – O que os participantes podem esperar desta edição?
MR – É um evento que reúne várias áreas do conhecimento e por isso tenho certeza que poderemos encontrar informações sobre assuntos discutidos no mundo todo. Como Educação, Diversidade humana, respeito às diferenças, cultura de paz, aquecimento global, democracia, acesso aos equipamentos culturais entre outros. Espero que saíamos com opiniões sobre políticas públicas nestas áreas

O evento também será uma plataforma para demonstrar programas de desenvolvimento sustentável. Além das pesquisas importantes como, “”o que o jovem brasileiro esta entendendo sobre o que a mídia diz a respeito de sustentabilidade””, discutiremos sobre a campanha “”Brasil ponto a ponto””, promovida pelas Nações Unidas.

Pela primeira vez foi pensado em fazer um enquete que permita a qualquer cidadão opinar o que ele acha e o que ele define ser necessário para que sua comunidade tenha uma melhor qualidade de vida.

redeGIFE – Qual, na sua visão, foi a principal contribuição da primeira edição? MR – A qualidade dos temas e dos palestrantes. Isso encantou a todos e causou nos participantes uma reflexão sobre valores, principalmente sobre a discussão sobre o empreendedorismo social e soluções sociais no Brasil.

Outra contribuição foi quebrar o paradigma de que um evento com tantos Nobels e palestrantes nacionais importantes de diferentes áreas, conseguissem falar em linguagem simples e contagiante para tantas universidades, com transmissão em tempo real, universitários, sociedade civil em geral. Isto é, atingir várias camadas de público, não importando idade ou classe social.

Em tempo: a participação no Fórum é gratuita e os interessados podem se inscrever no site www.comunicacaoesustentabilidade.com. As vagas são limitadas.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional