Fórum Internacional da RedEAmérica sobre superação da pobreza

Por: GIFE| Notícias| 10/02/2012

Nos dias 29 de fevereiro e 1º de março de 2012, a cidade de Campinas (SP) vai sediar o IV Fórum Internacional da RedEAmérica, que terá como foco a atuação do investimento social privado em medidas e políticas para reduzir a pobreza na América Latina. A reunião em Campinas marcará os dez anos de atuação da RedEAmérica, uma aliança de fundações e institutos empresariais com 70 membros em 11 países do continente.

No dia 2 de março será realizada a Assembleia Anual da RedEAmérica, que tem, entre outros parceiros estratégicos, o Banco Interamericano de Desenvo lvimento (BID) e Fundação Interamericana (IAF).

O IV Fórum Internacional em Campinas tem como pano de fundo a queda substancial do número de pobres na América Latina. Entretanto, segundo as Nações Unidas, a América Latina ainda é a região com maior desigualdade no mundo. Em 2011, 174 milhões ainda estavam na condição de pobreza no continente. Neste cenário, o IV Fórum Internacional e a Assembleia representarão uma oportunidade potencializada pelo fato de os eventos serem realizados no Brasil, país que mais contribuiu em termos absolutos para a redução do contingente da pobreza na América Latina nos últimos 20 anos.

O Fórum, de modo especial, terá nesse sentido o papel de promover o conhecimento de experiências significativas que vêm sendo realizadas na região, além de motivar o setor privado a encontrar respostas e participar da busca de soluções verdadeiras para romper as armadilhas e o ciclo da pobreza e da desigualdade.

Serão debatidas várias questões. Entre elas, a reflexão sobre como o enfoque do Desenvolvimento de Base pode ser incorporado à nova geração de políticas públicas contra a pobreza, como um caminho para que não ocorram retrocessos nas conquistas alcançadas. Será igualmente discutido o papel do investimento social privado na nova geração de políticas públicas, como complemento da ação governamental.

Quais são as oportunidades e os desafios para a atuação do investimento social privado na superação sustentada da pobreza na América Latina? Esta será uma das indagações presentes no IV Fórum Internacional, que terá a participação de especialistas e representantes das fundações e in stitutos que integram a RedEAmérica. O encontro acontecerá no Royal Palm Plaza Resort Campinas.

As inscrições para o Fórum já estão abertas para associados da RedEAmérica e demais interessados. www.redeamerica.org

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional