Fórum Mundial de Educação debate fortalecimento do ensino público

Por: GIFE| Notícias| 05/11/2001

Para dar continuidade às discussões iniciadas no Fórum Social Mundial, realizado em janeiro deste ano, aconteceu entre 24 e 27 de outubro, em Porto Alegre, o Fórum Mundial de Educação. Durante os quatro dias, mais de 15 mil participantes discutiram o tema A Educação no Mundo Globalizado.

Uma das principais discussões durante o encontro foi o fortalecimento do ensino público para a construção de espaços educativos onde a formação humanística e cidadã promovam o acesso ao conhecimento. Neste processo, os participantes reconheceram como fundamental a participação da sociedade civil, principalmente das organizações de origem privada.

“”A possibilidade de parcerias e alianças estratégicas com o Estado foi apontada diversas vezes como solução dos problemas atuais do sistema educacional. Muitos palestrantes reforçaram que a capacidade que as organizações têm de propor projetos inovadores e replicáveis é importante para um ensino público forte e de qualidade””, comenta Vera Melis, coordenadora do núcleo de educação da Fundação Orsa.

Carta de Porto Alegre – No último dia do Fórum Mundial de Educação foi aprovada a Carta de Porto Alegre pela Educação Pública para Todos. O texto destaca a importância do tema para a construção de uma sociedade mais harmônica e justa. Confira um dos trechos:

“”A educação, condição necessária para o diálogo e para a paz, tem um papel importante nessa luta, na medida em que os tão diversos e sempre coletivos espaços nos quais ela se dá são lugares de discussão, vivência e convivência possível de tantas diferenças e projetos. A escola pública, nesse processo, transforma-se e se revifica como espaço/tempo de possibilidades de encontros de homens e mulheres de todas as idades, com trajetórias até aqui apenas entrevistas.””

Leia mais:

  • Flexibilidade do setor privado permite aperfeiçoar educação
  • Estado tem dificuldades de experimentar tecnologias de ensino
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional