Fórum Mundial de Profissões para a Sustentabilidade

Por: GIFE| Notícias| 28/11/2008

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social (IBDES) lançou na última quarta-feira, 26, o Fórum Mundial de Profissões para a Sustentabilidade, que será realizado em março de 2010, em Brasília. O evento tem como objetivo debater o futuro das profissões e dos profissionais. Segundo o presidente do IBDES, Heitor Kuser, uma série de profissões está para surgir, assim como as demandas de capacitação profissional. “”Nossa maior preocupação é com as profissões do futuro que darão sustentabilidade ao planeta””, ressalta.

Membros de vários ministérios, do Legislativo, do Judiciário e de conselhos profissionais participaram na quarta-feira de um encontro preparatório para definir os temas que serão abordados no Fórum, como profissões que irão surgir, onde aplicá-las, quais serão as exigências dos novos profissionais, o relacionamento entre as profissões e suas instituições representativas, a universidade e o Estado. “”Existem cursos que estão surgindo gradativamente. Há pouco tempo atrás não existiam algumas profissões como, por exemplo, a de gestor ambiental, que hoje já existe em algumas faculdades. O que preocupa são os cursos e profissões que estão em ascensão, enquanto outras estão diminuindo a procura””, informa Kuser.

A proposta do Fórum Mundial de Profissões para Sustentabilidade é identificar esses cursos e apresentá-los à sociedade. Segundo Heitor Kuser a organização do evento é dividida em três etapas. “”A primeira etapa foi o lançamento; a segunda consiste na identificação das profissões; e a terceira será uma série de apresentações internacionais em pelo menos 25 países, com visitas a entidades representativas das profissões e de profissionais, organismos internacionais e também instituições públicas afins com o assunto, para convidá-los a participar do fórum””, explica. Segundo Kuser, cerca de R$ 5 bilhões serão investidos para a realização do Fórum e a estimativa é que sete mil pessoas participem do encontro.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional