Fundação Abrinq atua em emergências nos estados do RJ e SP

Por: GIFE| Notícias| 21/01/2011

Os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo foram as regiões mais afetadas pelas fortes chuvas durantes a segunda semana de janeiro. Segundo balanço das prefeituras e Corpo de Bombeiros, as cidades serranas do Rio (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo), que são as mais afetadas até o momento, já contabilizam 700 mortes e mais de 14 mil desalojados e desabrigados.

Sensibilizada com os fatos ocorridos na região, e principalmente com a situação das crianças, membros da Fundação Abrinq – Save the Children programam uma visita na próxima semana para oferecer ajuda e mobilizar o poder público, o empresariado e a sociedade para agir em prol das crianças que tiveram suas casas e escolas atingidas.

Como a Fundação Abrinq – Save the Children poderá atuar:

Assistência imediata: entrega de roupas, alimentos não perecíveis, água potável, colchão, kits de higiene e limpeza, entre outros.

Educação: caso as escolas não estejam em condições físicas (foram destruídas ou bastante danificadas e ameaçam desabar) podemos pensar em espaços alternativos (centros comunitários, quadra de esportes e até tendas instaladas na praça pública) que possam servir como escolas temporárias para garantir que as crianças e adolescentes não fiquem sem aulas, quando o período de férias acabar.

Proteção: crianças de diferentes idades têm necessidades próprias, que nem sempre são compartilhadas com os adultos. Esta é a principal razão para que elas tenham “Espaços Seguros” em uma situação de emergência. O ambiente deve ser dotado de condições para que as crianças e adolescentes exerçam atividades lúdicas e/ou educativas e recebam apoio psicosocial.

Como doar
Acesse www.emergencia.org.br faça sua doação à Fundação Abrinq – Save the Children que irá ajudar as cidades na reconstrução.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional