Fundação Abrinq e Citigroup comemoram 10 anos do Programa Biblioteca Viva

Por: GIFE| Notícias| 14/03/2005

A Fundação Abrinq e o Citigroup lançam nesta terça-feira (15/3), em São Paulo, o livro Biblioteca Viva – Fazendo História com Livros e Leitura. A publicação, que comemora os 10 anos do Programa Biblioteca Viva, sistematiza a experiência, tornando acessível a todos a replicação da iniciativa.

Criado em 1995 pela Fundação Abrinq, em parceria com o Citibank, o programa é uma ação cultural que considera a leitura um instrumento fundamental para o exercício pleno da cidadania, para o acesso à educação e outras atividades culturais. As organizações formam mediadores de leitura, jovens voluntários que contam histórias para as crianças e acompanham o processo de desenvolvimento delas, e doam acervos de literatura infantil e juvenil a instituições de atendimento a crianças e adolescentes.

Outra linha de ação do programa, surgida a partir do trabalho em instituições de saúde, é o projeto Biblioteca Viva em Hospitais. A ação tem como objetivo levar a leitura para crianças e adolescentes em hospitais públicos. O projeto contribui para a humanização do atendimento, formando mediadores de leitura entre os profissionais e voluntários na área de saúde. Além da Fundação Abrinq e do Citibank, o Ministério da Saúde também participa da iniciativa

O Programa Biblioteca Viva já beneficiou 140 mil crianças e jovens em 293 núcleos de bibliotecas localizadas em 12 cidades de dez estados do país, além de distribuir 57 mil livros e capacitar 597 educadores.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional