Fundação Abrinq e Instituto GTech promovem atividades

Por: GIFE| Notícias| 24/01/2005

Nesta semana, durante o Fórum Social Mundial 2005, em Porto Alegre (RS), a Fundação Abrinq e o Instituto GTech promoverão palestras e atividades sobre infância e arte-cidadania.

Na sexta-feira (28), a Abrinq analisa as Metas do Milênio para a infância e adolescência e a importância da implementação do orçamento criança na esfera federal, estadual e municipal. Junto com o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a organização realiza a oficina De Olho no Orçamento Criança, com capacitação sobre a metodologia de acompanhamento desse recurso.

No mesmo dia, em parceria com as organizações nacionais e internacionais da Rede de Monitoramento Amiga da Criança e jovens da Rede Sou de Atitude, a Fundação promoverá o seminário Um Brasil para as Crianças – A sociedade brasileira e os objetivos do milênio para a infância e adolescência. Nele, serão abordadas as estratégias definidas pelo governo federal para alcançar as metas pactuadas com as Nações Unidas – descritas no documento “”Um Mundo para as Crianças”” e incluídas no Plano Presidente Amigo da Criança e do Adolescente.

Já o Instituto GTech levará o tema arte-cidadania à pauta do FSM 2005 em três turnos de atividades integradas, visando apresentar premissas, promover a reflexão sobre o conceito e a troca de experiência entre instituições que atuam no setor. Serão dois seminários no dia 28 e uma conferência no dia 30, voltados a instituições e agentes que atuam pelo desenvolvimento social por meio da cultura e pela democratização da arte.

A meta é discutir os passos para a criação de um Fórum Nacional de Arte-Cidadania, responsável pela articulação da sociedade e a proposição de políticas públicas. No primeiro seminário, serão abordadas a importância e as premissas desse fórum e a articulação de uma política de arte-cidadania para o Brasil. No segundo, serão feitos debates a partir de três eixos referenciais: arte, educação e inclusão social.

Para finalizar os trabalhos, a I Conferência Brasileira de Arte-Cidadania envolverá leitura do relatório elaborado a partir dos assuntos abordados durante os seminários, discussão dos pontos levantados e desenvolvimento de estratégias e encaminhamentos para a criação do fórum nacional.

Informações sobre os locais e horários das atividades estão no site www.forumsocialmundial.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional