Fundação Abrinq lança guia com foco em empreendedorismo

Por: GIFE| Notícias| 20/05/2011

A Fundação Abrinq – Save the children e o Citi lançaram, no último dia 11, o “Guia de Empreendedorismo para Organizações Sociais”, na sede da organização Dom Bosco, em São Paulo. Na ocasião, cerca de 100 organizações sociais que atuam na formação profissional de jovens receberam um exemplar do Guia.

A ação é parte integrante do projeto Empreendedorismo Juvenil e Microcrédito, que teve início em 2006 com a seleção de jovens de 18 a 24 anos das regiões da Grande São Paulo, Sorocaba e Baixada Santista para receber apoio financeiro e educacional com o objetivo de viabilizar o projeto profissional de cada um dos selecionados. Dentro desse contexto, o guia busca incentivar as organizações sociais a refletirem sobre ações que podem tornar mais fácil o desenvolvimento de um programa de empreendedorismo.
Com o apoio do Sebrae, o grupo participou de oficinas temáticas e cursos de formação continuada durante três anos. Neste período, 64% dos participantes elaboraram projetos de empresas em diversas áreas como beleza, entretenimento e vestuário. Em 2009, 43% dos que elaboraram projetos foram contemplados com um microcrédito disponibilizado pelo Projeto a fim de dar os primeiros passos de suas trajetórias como empreendedores.

“O resultado que esperamos com o lançamento deste guia é multiplicar a metodologia desenvolvida pela Fundação Abrinq ao longo dos últimos cinco anos para organizações sociais que trabalham com juventude e empregabilidade””, diz Vanessa Pinsky, gerente de sustentabilidade do Citi.

As experiências vividas pelo grupo serviram como referência para a criação do Guia. “O material é uma ferramenta básica para os que desejam investir em um negócio próprio e um referencial prático para organizações que desenvolvem ações de formação profissionalizante de jovens”, explica Denise Cesario, gerente executiva de Programas e Projetos da Fundação Abrinq – Save the Children.
O Projeto Empreendedorismo Juvenil e Microcrédito, realizado entre 2006 e 2009 pela Fundação Abrinq com o apoio da Citi Foundation , atendeu em sua fase piloto 722 jovens de 18 a 24 anos da Região Metropolitana de São Paulo e cidades próximas, como Guarulhos, Diadema, Santana de Parnaíba, Sorocaba, Santos e São Vicente. O projeto surgiu da necessidade se implantar uma cultura empreendedora nos espaços de formação e qualificação profissional de jovens. As ações adotadas foram focadas na formação inicial e na formação continuada de jovens (acompanhamento específico e técnico, cursos e oficinas temáticas) e no repasse de microcrédito, a fim de favorecer a construção da trajetória do jovem empreendedor em busca de autonomia e de fortalecimento de seu projeto profissional.
A implantação da metodologia do processo formativo ocorreu ao longo de três anos, consolidando-se em três eixos: Cultura Empreendedora, Análise do Mercado e do Mundo dos Negócios e elaboração do Plano de Negócio. Além da ação direta de formação dos jovens, um dos pontos que se mostrou forte no desenvolvimento do projeto foi a mobilização e articulação de entidades locais como estratégia de potencialização dos empreendimentos.
Já no primeiro ano de implantação do projeto, em 2006, houve a participação e a colaboração de várias organizações sociais parceiras em outros programas da Fundação Abrinq, entre as quais a Rede Nossas Crianças, escolas técnicas, unidades do Sistema S, universidades, entidades sociais, centros de juventude e secretarias municipais de trabalho e emprego, que abordam temáticas relativas à geração de renda, à empregabilidade e ao empreendedorismo juvenil.

As informações são da Fundação Abrinq – Save the Children.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional