Fundação Abrinq – Save the Children 20 anos

Por: GIFE| Notícias| 13/12/2010

Synésio Batista da Costa*

Quando tomamos a decisão de trabalhar para melhorar o nosso país, não foi por acaso que escolhemos a criança como tema de nossa missão. No fim da década de 1980, inúmeros episódios de violações dos direitos das crianças e dos adolescentes chamavam a atenção mundial para a dramática situação da infância no Brasil.

Olhando para esta situação, nada seria mais importante do que tentar melhorar as condições de vida de nossas crianças, condição absolutamente necessária para alcançar uma sociedade mais próspera, justa, digna e democrática.

Nessas duas décadas a Fundação Abrinq teve uma difícil caminhada com muitos obstáculos, mas também com importantes conquistas. Desenvolveu e disseminou projetos sociais, buscou influenciar as políticas públicas voltadas às crianças, articular parcerias de apoio à nossa causa, enfim, desde a nossa criação buscou-se o compromisso de todos os setores sociais, entendendo que a soma de esforços entre o poder público, o setor privado, as organizações sociais, as famílias e os cidadãos pode melhorar, de fato, as condições de vida das crianças e adolescentes do Brasil, ou seja, efetivar seus direitos de cidadania.

Com este propósito, é que a organização chega aos 20 anos com mais de 6 milhões e meio de beneficiados e, a partir deste ano, firmou parceria com a maior e mais antiga ONG de defesa de direitos da criança no mundo, a Aliança Internacional Save the Children.

A Fundação Abrinq – Save the Children também sempre foi precursora em ações de defesa dos direitos da criança e adolescentes, em programas e projetos, bem como em campanhas que garantem os recursos para a manutenção dos programas da instituição.

Nesses 20 anos de luta, a organização avançou na implementação das diretrizes propostas no Estatuto da Criança e do Adolescente e conseguiu o apoio de quase mil empresas que investem em projetos voltados para crianças e não empregam mão-de-obra infantil, 3 mil voluntários da área de saúde cadastrados na base, de 5 mil doadores que acreditam e investem na causa pela infância e com a parceria de outras 250 organizações onde são desenvolvidos programas e projetos de educação infantil, educação ambiental, mediação de leitura, entre outros.

É nesse sentido que a Fundação Abrinq – Save the Children se propõe a ser uma ponte entre quem precisa de ajuda e aqueles que querem ajudar, por acreditar que as ações da instituição além de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, também asseguram o acesso à educação, cultura, lazer, saúde e formação profissional.

Por desejar um mundo melhor para as crianças é que buscamos parcerias e construímos projetos de impacto.


*Synésio Batista da Costa é presidente da Fundação Abrinq – Save the Children

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional