Fundação Abrinq – Save the Children atua em São Luiz do Paraitinga

Por: GIFE| Notícias| 11/01/2010

Dirigentes e técnicos da Fundação Abrinq – Save the Children estão acompanhando de perto a situação de caos vivido pelos habitantes da região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, provocado pelas fortes chuvas. E, no sentido de agir em prol das crianças que se encontram desabrigadas, no município de São Luiz do Paraitinga, a Fundação Abrinq – Save the Children irá ajudar na captação de recursos internacionais junto à Aliança Internacional Save the Children e The Resource Foundation para a reconstrução e reforma de escolas e creches, destruídas pela força da água, para que as crianças retomem suas vidas com a maior normalidade possível. Ao todo, 15 estradas estão interditadas na região; 600 pessoas estão desalojadas; e mais de 80 imóveis foram totalmente destruídos.

Cerca de 300 profissionais de diversas áreas, como segurança, saúde e habitação, além de voluntários, estão trabalhando no local desde o dia 1° de janeiro. Todos prestam assistência à população do município com arrecadação e distribuição de roupas, alimentos, produtos de higiene e limpeza e água potável.

À convite da Fundação Abrinq – Save the Children, a prefeita da cidade, Ana Lúcia Bilard, assinou em 6/01, o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança para priorizar as crianças em suas ações pós-catástrofe, e também no decorrer de seu mandato, por meio do Programa.

Na ocasião também foi entregue um formulário de avaliação da situação de emergência, ferramenta rápida e inicial, que servirá como base para o planejamento das ações da Fundação Abrinq que será focada na área da educação.

“”A situação é grave, mas a comunidade tem feito um trabalho fantástico no esforço para recuperação da cidade. Iremos ajudar na reconstrução e reformas de creches e escolas””, diz Victor Alcântara da Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, que acompanha de perto os trabalhos na Região do Vale do Paraíba.

O Gerente executivo explica como será a ajuda da organização:

Educação

“Caso as escolas não estejam em condições físicas (foram destruídas ou bastante danificadas e ameaçam desabar) podemos pensar em espaços alternativos que possam servir como escolas temporárias, além de construir e reformar escolas e creches para garantir que as crianças e adolescentes não fiquem sem aulas.”

Proteção

“Crianças de diferentes idades têm necessidades próprias, que nem sempre são compartilhadas com os adultos. Esta é a principal razão para que elas tenham “Espaços Seguros” em uma situação de emergência. O ambiente deve ser dotado de condições para que as crianças e adolescentes exerçam atividades lúdicas e/ou educativas e recebam apoio psicossocial.”

Victor Alcântara da Graça explica como a população poderá ajudar: “Todos podem doar alimentos não perecíveis, produtos para higiene pessoal e produtos de limpeza em todos os quartéis da Polícia Militar e dos Bombeiros em todo o Estado de São Paulo”, diz o executivo da Fundação Abrinq – Save the Children.

“O governo do Estado já liberou R$ 10 milhões para realização de obras emergenciais em São Luiz do Paraitinga, mas todos podem contribuir diretamente com as crianças e adolescentes do município realizando depósito na conta corrente do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, convoca.

O banco é a Nossa Caixa – Agência: 04 677 – conta corrente 13 200 019-6.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional