Fundação Abrinq seleciona projetos para o Prêmio Criança

Por: GIFE| Notícias| 16/01/2006

Projetos da sociedade civil organizada em prol da promoção e defesa dos direitos da criança podem se candidatar até o dia 28 de fevereiro a 15ª edição do Prêmio Criança. Criado pela Fundação Abrinq, a iniciativa tem por objetivo identificar e dar visibilidades a ações espalhadas pelo Brasil, propondo ampliar o impacto das ações com vistas a torná-las política pública.

Como nas edições anteriores, podem concorrer à premiação de 2006 projetos que tenham como público beneficiado crianças entre 0 e 6 anos. A novidade, a partir desta edição, é que o prêmio não mais focalizará em temas determinados, mas indicará Princípios Norteadores que devem ser observados por quem desenvolve ações voltadas à primeira infância, qualquer que seja o tema.

A escolha desses princípios é, na verdade, uma forma de perceber com mais eficácia os impactos e resultados das ações durante o atendimento à criança. No leque de 34 critérios preponderantes criados pela Fundação Abrinq não faltam preocupações a respeito da formação integra, na continuidade dos processos educativos, tal como na importância da diversidade como valor motivador de suas práticas.

O Prêmio 2006 também dará destaque a iniciativas que incluam em sua proposta político-pedagógica a participação da comunidade e levem em conta as condições culturais e sociais da criança e sua família. Afinal, com esse contexto, as ações tendem a criar redes cooperativas de atuação multisetorial (segurança, educação, saúde, etc) a partir de parcerias com órgãos públicos e o setor privado.

Vale lembrar que as iniciativas serão destacadas por sua consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases, a Lei Orgânica da Assistência Social e a Lei do Serviço Único de Saúde, na perspectiva da proteção integral.

Para saber mais sobre os Princípios Norteadores e ter acesso às fichas de inscrição, basta acessar o site da Fundação Abrinq.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional