Fundação Acesita comemora 10 anos de atuação

Por: GIFE| Notícias| 05/07/2004

Criada em 1994, a Fundação Acesita para o Desenvolvimento Social comemorou uma década de vida em junho.

Desenvolvendo projetos direcionados para as necessidades da cidade de Timóteo e da região do Vale do Aço, em Minas Gerais, a organização visa à promoção de relações de cooperação e de práticas solidárias em favor do crescimento auto-sustentado e independente da comunidade local, buscando sempre parcerias com órgãos públicos e instituições nacionais e internacionais.

A Fundação Acesita atua em quatro áreas: ação comunitária, educação, cultura e meio ambiente. O principal objetivo da área de ação comunitária é promover o fortalecimento das associações existentes e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região do Vale do Aço. Entre as ações está o Programa Vale Cidadania.

Por entender a educação como um fator de mudanças, a fundação desenvolve o Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino nas escolas públicas de Timóteo. Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e com a prefeitura local, beneficia um total de 20 mil alunos e 1.200 profissionais da educação.

O Centro Cultural da Fundação Acesita é um dos principais pólos irradiadores de cultura do Vale do Aço. O espaço de 2.500 metros quadrados abriga museu, galeria de arte, teatro, salas para cursos e oficinas, jardim, bosque e áreas para exposições temporárias de resgate de memória.

Na área de meio ambiente destaca-se o Oikós, um centro de educação ambiental. A iniciativa, que começou com 16 hectares, tem hoje mais de 201 hectares de mata, em área vizinha ao Parque Estadual do Rio Doce, nos domínios da Mata Atlântica. No espaço, a população local participa de mais de 10 projetos ambientais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional