Fundação Acesita realiza jornada de educação ambiental

Por: | Notícias| 11/07/2005

Na última semana, a Fundação Acesita promoveu, em Timóteo (MG), a 7ª Ecojornada Interdisciplinar de Educação Ambiental. O evento reuniu, durante dois dias (5 e 6 de julho), cerca de 800 pessoas – entre professores, acadêmicos e membros da comunidade – em atividades sobre o tema “”Gestão Ambiental Escolar na Microrregião Vale do Aço””.

Foram abordados assuntos como a difusão de novos conhecimentos e tecnologias de educação ambiental e o intercâmbio de experiências nessa área. A proposta do evento é contribuir para o fortalecimento dos conceitos de educação ambiental na região.

Além de palestra magna com o tema “”Avanços da avaliação no século XXI: Uma contribuição transdisciplinar para a educação ambiental””, foram realizadas oito oficinas, sobre pedagogia de projetos, coleta seletiva na escola, consumo consciente e gestão ecológica na cantina escolar, entre outros assuntos.

No ano passado, as 10 oficinas realizadas durante a Ecojornada atraíram um público de 350 pessoas. No mesmo ano, a palestra “”Pegadas Ecológicas””, ministrada pelo consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), Genebaldo Freire, reuniu 500 pessoas, entre professores das redes municipal, estadual e particular de ensino e interessados no assunto.

Aniversário – Em 2005, o Oikós – Centro de Educação Ambiental da Acesita, completa 12 anos de existência. Um dos fatos mais marcantes deste período foi a expansão de sua área em quase 58 vezes. Inicialmente, o Centro de Educação tinha 16 hectares. Hoje são 923 hectares de área para atividades que buscam aproximar as questões ambientais do cotidiano das pessoas, estimulando a responsabilidade ambiental e consolidando o conceito de desenvolvimento sustentável.

As ações envolvem treinamento dos agentes do sistema de educação formal, atividades complementares com alunos da rede escolar e de extensão ambiental com associações comunitárias e profissionais, e educação ambiental para os empregados da Acesita.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional