Fundação Alphaville capacita professores em meio ambiente

Por: GIFE| Notícias| 13/04/2009

O Centro de Educação para Sustentabilidade, mantido pela Fundação AlphaVille, capacita professores da rede municipal de Santana do Parnaíba -SP em educação ambiental. O conceito de sustentabilidade, tão falado nos dias atuais, pode ser traduzido em pequenas atitudes do dia a dia no sentido de economizar e utilizar de modo consciente os recursos naturais.

Com esse intuito, a fundação – braço social da AlphaVille Urbanismo – empresa líder no segmento de condomínios horizontais de alto padrão – em parceria com a Secretaria da Educação do município de Santana do Parnaíba dará início em abril ao Programa de Educação Ambiental para Escolas, no qual as primeiras atividades para capacitar professores de 32 escolas da região acontecem entre os dias 07 de abril a 05 de maio, das 8h às 17h, no Centro de Educação para a Sustentabilidade (CES).

Os temas abordados incluem práticas sustentáveis como reciclagem, consumo consciente, tecnologias sustentáveis, permacultura urbana (hortas), entre outros, que visam sensibilizar os professores, e consequentemente alunos. A educação ambiental traz noções da utilização consciente da água – uma torneira pingando desperdiça 50 litros de água ao final de um dia – energia, destinação correta de resíduos, preservação de áreas verde etc.

“”Entendemos que as mudanças no sentido das práticas sustentáveis acontecerão por meio da educação, por isso criamos o Programa de Educação Ambiental para Escolas e já temos uma agenda cheia até setembro, para visitação das escolas ao nosso Centro de Educação para a Sustentabilidade,”” afirma Mônica Picavêa, diretora da Fundação AlphaVille.

O foco principal da AlphaVille é oferecer ferramentas a grupos comunitários, até então estigmatizados, para que haja uma transformação efetiva e duradoura em sua qualidade de vida. Estes grupos são identificados no entorno dos empreendimentos, a seguir é feito um diagnóstico da sua vocação produtiva e de suas necessidades. A partir daí, a Fundação mobiliza parceiros locais – Ongs, universidades, empresas e poder público – para promover a capacitação da comunidade.

Localizado na entrada do condomínio AlphaVille Burle Marx, em Santana de Parnaiba (SP), o Centro de Educação para a Sustentabilidade (CES) – inaugurado em outubro de 2008, é um espaço público que funciona como um centro de referência na educação para a sustentabilidade. O CES está aberto para escolas da rede pública ou particular que queiram conhecer suas dependências. Basta agendar uma visita monitorada por meio do telefone (11) 4153-3618 ou email: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional