“Fundação AlphaVille cria “”escolas ecológicas”””

Por: GIFE| Notícias| 17/03/2008

Após uma bem-sucedida iniciativa no município de Cotia (SP), a Fundação AlphaVille – braço de sustentabilidade da empresa AlphaVille Urbanismo -, inclui o projeto Escolas Ecológicas em seu rol de ações efetivas.

Trata-se de um programa específico para ser implantado no ensino formal, com o objetivo de despertar a consciência crítica de alunos, professores e das comunidades sobre a relevância da temática ambiental. O cerne do trabalho é envolver a teoria e a prática da sustentabilidade em todas as disciplinas, e exemplificar que existem meios sustentáveis de se realizar melhorias no dia-a-dia das escolas e da comunidade.

Hoje, sete escolas de ensino público da região de Cotia integram o programa, e mais de três mil crianças já foram beneficiadas. Entre as atividades consolidadas, destacam-se o plantio de hortas pedagógicas, cultivo de alimentos orgânicos, criação de viveiros com mudas de espécies nativas, coleta seletiva de lixo, reutilização de água, redução de gastos, além de adoção e recuperação ambiental de espaços próximos às escolas, entre outros.

“”A inclusão social não depende apenas de renda, mas também do exercício de cidadania. Por isso, apostamos na formação e na capacitação de lideranças locais, para que as comunidades conquistem maior poder de mobilização, mais parceiros e efetivamente se desenvolvam””, afirma a diretora da Fundação AlphaVille, Mônica Picavêa, em nota divulgada pela organização.

Entre as iniciativas do projeto piloto em Cotia, a fundação destaca os treinamentos e capacitação dos professores, formação de parceria com a prefeitura local, envolvimento de alunos e comunidade, além de contratação de empresas da área ambiental. Ao Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (Ipesa) coube a missão de assessorar os professores e implantar os projetos nas escolas.

Já para a Andreoli Consultoria Ambiental, a fundação encomendou a produção do Guia Pedagógico de Educação Ambiental, cujos capítulos tratam de água, resíduos sólidos, biodiversidade e mudanças climáticas, entre outros.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional