Fundação Amazonas Sustentável inaugura projeto de resíduos sólidos em unidade de conservação (UC)

Por: GIFE| Notícias| 17/02/2014

Com o objetivo de reduzir os impactos gerados por resíduos sólidos em comunidades ribeirinhas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) estabeleceu uma parceria com a empresa Tetra Pak para o lançamento do Projeto Piloto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

A iniciativa tem como proposta estimular os alunos de 19 comunidades que se deslocam diariamente para o Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Assy Manana, na comunidade Três Unidos – mais de 4h de barco do centro de Manaus – a trazer os resíduos sólidos de suas casas para o Centro de Triagem que foi construído na comunidade, às margens do Rio Cuieiras. Esse processo também contribui para a destinação correta dos resíduos da própria escola.

Os alunos e professores estão sendo sensibilizados para participarem do projeto por meio de atividades de formação prática na escola. Já os moradores locais participam de rodadas de conversas em suas comunidades, momento no qual recebem informações sobre a coleta seletiva.

“A iniciativa vai muito além da separação dos materiais. A proposta é despertar atitudes corretas referente ao gerenciamento dos resíduos sólidos e fomentar mudanças de comportamento e ações numa educação diferenciada para a sustentabilidade, visando que os meninos e as meninas destes locais sejam cidadãos para um mundo mais sustentável”, ressalta Venina Savedra, supervisora pedagógica da Fundação.

No Centro de Triagem, uma equipe de voluntários, formada por moradores e estudantes, faz a separação e a prensagem dos resíduos, que são encaminhados para a destinação adequada em Manaus, utilizando as logísticas frequentes de suprimentos para essas escolas. Em 2014, a expectativa é que uma tonelada de material reciclável seja recolhida.

Com o projeto, a FAS pretende diminuir uma prática frequente em comunidades ribeirinhas, que antes queimavam, enterravam ou até jogavam os resíduos nos rios. “O gerenciamento dos resíduos sólidos é um problema mundial, pois a sua dinâmica é complexa e o custo muito alto. Se um projeto desse porte nos grandes centros é um grande desafio, imagina no interior e dentro de UCSs? Por isso, iniciativas como essa tem um valor ambiental, educacional e social muito grande para as populações tradicionais, que nunca tiveram a oportunidade de gerenciar seus resíduos de forma correta. Essa parceria só vem a somar com a qualidade de vida das pessoas que ali vivem. Todos ganham”, comenta Venina.

Para a construção Centro de Triagem da FAS, a Tetra Pak doou placas e telhas para a cobertura do galpão, além de uma prensa que facilitará a organização e transporte do material a ser reciclado. A mão de obra foi totalmente ribeirinha.

A Fundação conta com outras iniciativas na região, como o Programa Bolsa Floresta e o Programa de Educação e Saúde. O PBF é o primeiro projeto brasileiro com certificação internacional para compensar as populações tradicionais e manter os serviços ambientais fornecidos por meio das florestas. Já a segunda iniciativa, visa desenvolver soluções para o aprimoramento das políticas públicas para ribeirinhos da Amazônia.

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é associada GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional