Fundação ArcelorMittal Acesita forma miniempresários

Por: GIFE| Notícias| 27/09/2010

Jovens empreendedores. Assim foram chamados os 87 alunos que acabaram de concluir o Programa Miniempresa, da Fundação ArcelorMittal Acesita em parceria com a Junior Achievement. A cerimônia de formatura aconteceu no último dia 22 de setembro, no Grêmio Recreativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo.

Estiveram presentes representantes da ArcelorMittal Inox Brasil, Fundação ArcelorMittal Acesita, Junior Achievement de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo e Superintendência Regional de Ensino e os diretores das escolas envolvidas. Representantes de diversos segmentos, professores, amigos e familiares dos formandos prestigiaram o evento.

O gerente geral de Recursos Humanos da ArcelorMittal Inox Brasil, Ilder Camargo da Silva, representou a Empresa e foi paraninfo da turma. O homenageado falou da importância do estímulo ao empreendedorismo entre os jovens e como a região será beneficiada com esta iniciativa. “A ArcelorMittal, como Empresa Cidadã, se preocupa com o desenvolvimento da comunidade onde está inserida. Ensinar aos jovens responsabilidades corporativas é compromisso assumido pela Empresa e hoje concluímos mais uma etapa nesse constante processo de formação de cidadãos”, disse.

Cecília Torres dos Santos, formanda do Projeto e estudante da Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks, representou todos os colegas na cerimônia. “Foram muitos os desafios que superamos para estarmos formando hoje. Esta oportunidade é essencial para que, no futuro, nós, jovens, possamos continuar com o desenvolvimento da nossa cidade”, concluiu.

Além dos certificados, a ArcelorMittal Inox Brasil, através da Fundação ArcelorMittal Acesita, e a Junior Achievement, concederam medalhas pelos prêmios Achiever Destaque e Melhor Vendedor aos alunos que se sobressaíram nessas categorias. Cada escola também recebeu um certificado de participação.

Voluntários
Os voluntários, conhecidos no Programa como Advisers, também foram homenageados. O Certificado de Mérito Comunitário foi entregue por Anfilófio Salles Martins, presidente da Fundação ArcelorMittal Acesita, e Marilene de Lucca Siqueira, gerente da área de Educação e Cultura da Fundação. Participou também da homenagem Márcia Lessa Nunes, coordenadora do Projeto Aprender a Empreender da Fundação ArcelorMittal Acesita e Catarina Lutero, Gerente de Projetos da Junior Achievement.
História
O programa Miniempresa é realizado pela ArcelorMittal Inox Brasil, por meio da Fundação ArcelorMittal Acesita. Tem como objetivo oferecer aos jovens do segundo ano do ensino médio conhecimento sobre os principais aspectos que envolvem um negócio. Durante o ano, os jovens selecionados participam de 15 jornadas, nas quais são apresentados todos os processos de implantação e atividade de uma empresa, incluindo plano de negócio, capital, produção e comercialização, entre outros.

Em 2010, foram 15 semanas, 55 horas e 87 estudantes beneficiados em quatro áreas de atuação: Produção, Recursos Humanos, Marketing e Finanças. Os alunos criaram as miniempresas: Perso Art, Turma do Chaves, EcoLatas e Eco Bag; e foram orientados por 15 voluntários da ArcelorMittal Inox Brasil e de outras instituições, contando ainda com um Adviser Junior, ex-participante do Programa. As escolas participantes foram: Escola Estadual Alberto Giovannini, de Coronel Fabriciano, Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks, Escola Batista de Acesita e Colégio Lúcia Casasanta, de Timóteo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional