Fundação ArcelorMittal Brasil premia estudantes e escolas

Por: GIFE| Notícias| 23/11/2009

Nem muito, nem pouco. De tudo um pouco””. Com esse lema, que prega a alimentação saudável, a Escola Municipal Artur Contagem Vilaça, em Itaúna (MG), conquistou o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente, promovido anualmente pela Fundação ArcelorMittal Brasil. A partir de palestras e atividades na sala de aula, os estudantes se mobilizaram para a criação de uma horta e a melhoria do cardápio da merenda, o que contribui também para o fortalecimento da parceria com a comunidade local. A relação dos vencedores do concurso foi divulgada na semana passada, em Belo Horizonte (MG), com a entrega de troféus para oito estudantes e três instituições escolares.

A saber, premiação é dividida em três categorias: Comunidade Escolar, Filho de Empregado e Projeto-Escola. Na seleção, os estudantes do 1º ao 5º ano concorrem com desenhos e os do 6º ao 9º ano, com redações. A 18ª edição do concurso teve como tema “”Alimentação saudável – uma lição saborosa”” e contou com a participação de mais de 300 mil alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental de 41 municípios de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Espírito Santo, além dos filhos dos empregados.

Nicolle Cristina Assumpção, 9 anos, foi uma das vencedoras na categoria “”Filho de Empregado””. Ela desenhou a cantora Carmem Miranda, com muitos enfeites, brincos e colares que chegam a despertar o apetite pela diversidade das frutas. Na redação de Pablo Augusto Borges Moura, de Dores do Indaiá (MG), as dicas de uma alimentação saudável ganharam as batidas do rock′n roll. Ele, que é fã do grupo Metallica, recebeu o prêmio acompanhado da diretora da Escola Municipal Benjamim Guimarães, Maria Célia Ribeiro de Oliveira. “”As atividades foram desenvolvidas por professores de diferentes disciplinas, como Português, Biologia e Matemática, despertando a atenção dos estudantes sobre o tema em diferentes abordagens””, destaca a diretora.

Para apoiar o desenvolvimento dos trabalhos, a fundação entregou para cada aluno uma cartilha com informações para uma alimentação saudável. Na sala de aula, mais de oito mil professores foram capacitados por especialistas para abordar o tema de maneira interdisciplinar e de acordo com a realidade da comunidade. Além de repassar o conteúdo, os educadores assumiram o desafio de estimular crianças e adolescentes a tornarem-se multiplicadores do conhecimento para familiares e amigos.

Wendler de Souza Queiroz, de Ibirité (MG), aprendeu a lição. Vencedor na categoria “”Comunidade Escolar””, ele fez questão de envolver a mãe e os irmãos em uma nova dieta alimentar, com redução de frituras e pizzas. Giovanna Godinho dos Santos, 9 anos, também mudou os hábitos da família na mesa. “”Coxinha e chocolate são muito gostosos, mas aumentam o colesterol. Não podemos consumir esses alimentos diariamente”” explica a estudante de Osasco (SP), que fez o desenho do mundo das frutas e ganhou na categoria “”Filho de Empregado””.

Os oito estudantes vencedores receberam cinco salários mínimos, depositados em caderneta de poupança. Já as escolas ganharam como prêmio a quantia de R$ 3 mil, para que seja aplicada preferencialmente em ações de continuidade do projeto. Desde 1992, mais de quatro milhões de crianças e adolescentes de 40 municípios dos quatro estados já participaram do Prêmio. “”Apoiar o desenvolvimento da consciência para a preservação do meio ambiente contribui para a adoção de novas atitudes e para a construção do futuro sustentável da nação””, afirmou o diretor-presidente da Fundação ArcelorMittal Brasil, Vanderlei Schiller, durante a solenidade.

Conheça a lista completa dos premiados, aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional