Fundação Banco do Brasil apóia geração de renda na Bahia

Por: GIFE| Notícias| 03/11/2004

A população das 11 comunidades vizinhas do empreendimento turístico Costa do Sauípe, no litoral norte da Bahia, recebeu no último dia 8 de outubro três instalações de apoio ao seu trabalho de geração de renda: a Central de Abastecimento de Vila Sauípe, o Centro de Artesanato e o Centro Comunitário de Porto Sauípe.

As ações fazem parte do Programa Berimbau, iniciativa da Fundação Banco do Brasil e da Sauípe S/A, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região a partir da capacitação profissional e do aproveitamento das potencialidades locais. O programa foi reconhecido pelo International Trade Center (ITC) – agência de cooperação técnica vinculada à Organização Mundial do Comércio (OMC) – como iniciativa piloto no Brasil para promover a geração de trabalho e renda por meio da exportação.

O Centro de Artesanato será um espaço para a produção e comercialização do trabalho dos artesãos. Eles atuam juntos e em tempo integral, o que facilita a interação, a troca de informações e a padronização dos produtos. Diretamente, 450 moradores de Porto do Sauípe são beneficiados com estas atividades.

Já os pequenos agricultores contam com a Central de Abastecimento como um entreposto comercial, que concentra a produção da região, para as pessoas que estão ligadas à Cooperativa de Produtores (Coopervales). Agrônomos orientarão os trabalhadores, destacando a importância do controle de qualidade, e parte da produção será consumida pelos hóspedes da Costa do Sauípe. As comunidades disponibilizarão ao mercado turístico produtos que vão desde o adubo, para ser utilizado nos jardins do empreendimento, até peixe, artesanato e hortaliças.

No Centro Comunitário serão desenvolvidas atividades culturais e de lazer voltadas para a integração e o entretenimento da comunidade. Além disso, eles receberão uma Estação Digital, unidade do programa de inclusão digital da Fundação Banco do Brasil. O espaço oferecerá aos moradores a orientação de educadores da região, capacitados pelo programa, que atuarão como facilitadores apoiando os interessados e ensinando-os a utilizar serviços eletrônicos como o acesso a bancos, regularização de documentos, agendamento de perícias médicas, entre outros.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional