Fundação Banco do Brasil apóia usina de biodiesel

Por: GIFE| Notícias| 23/01/2006

Pequenos produtores rurais e comunidades isoladas poderão se beneficiar de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB) e financiada pela Fundação Banco do Brasil. Trata-se de uma mini-usina capaz de produzir 250 litros de biodiesel por dia. Após três anos de pesquisas, uma fábrica foi instalada no campus da universidade, cuja produção diária está em cerca de 500 litros de combustível.

A iniciativa possui justificativas claras para o seu desenvolvimento. Em um país em que a importação do diesel é necessária para suprir a demanda de consumo, a produção de um combustível similar, por si só, é uma boa notícia. Some-se a isso o fato de não ser poluente e trabalhar com matérias-primas que ajudam a criar empregos na agricultura familiar.

Apoiada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a usina é um protótipo a ser reproduzido em escala e comercializado. Isso porque espera-se que a tecnologia agregue qualidade de vida, emprego e auto-suficiência energética a comunidades de locais mais distantes, em especial nas regiões Norte e Nordeste. Segundo os cálculos da Embrapa, a iniciativa proverá renda adicional para 63 mil famílias de produtores e agricultores familiares.

O incremento na renda dessas populações se dá pela produção dos insumos a serem utilizados na fabricação do combustível. A usina criada na UnB, por exemplo, consegue trabalhar com diversos tipos de sementes oleaginosas, como soja, pequi, girassol, dendê.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional