Fundação Banco do Brasil entrega Prêmio de Tecnologia Social

Por: GIFE| Notícias| 05/12/2005

Em evento realizado no Tom Brasil, em São Paulo (SP), no último dia 24 de novembro, a Fundação Banco do Brasil anunciou os nomes dos oito vencedores do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Realizada em parceria com a Petrobras, a premiação tem o apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e da empresa de consultoria PricewaterhouseCoopers.

Neste ano, foram inscritas 658 tecnologias sociais de todo o Brasil. Na primeira fase, o Comitê de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil certificou 105 tecnologias, que passaram a fazer parte do Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da organização. O certificado tem validade de dois anos, podendo ser renovado caso fique comprovada a manutenção do projeto.

Levando em conta os critérios de inovação, exemplaridade, transformação social e potencial de reaplicabilidade, foram selecionados os quarenta finalistas que concorreram aos oito prêmios, no valor de R$ 50 mil cada, para melhoria ou reaplicação de sua iniciativa. Na disputa (um por região do país e outros três nas áreas de Educação, Direitos da Criança e Recursos Hídricos), foram 12 representantes do Sudeste, 9 do Nordeste, 7 do Centro-Oeste, 6 do Norte e 6 do Sul.

Cada um dos concorrentes teve sua tecnologia representada em uma exposição de painéis no saguão do Tom Brasil, durante um coquetel de recepção. Na região Nordeste, o programa premiado foi o Banco Palmas, iniciativa desenvolvida em Fortaleza (CE), pela Associação dos Moradores do Conjunto Palmeira. O ganhador do Norte foi o Manejo Comunitário de Camarão de Água Doce, solução da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (PA). No Sudeste, o prêmio foi para o projeto Café com Floresta, do Instituto de Pesquisas Ecológicas no Pontal do Parapanema (SP), enquanto o programa Integrando Gerações – Informática na Terceira Idade, da Moderna Associação Campo Grandense de Ensino (Mace), no Mato Grosso do Sul, foi o contemplado da região Centro-Oeste. No Sul, o escolhido foi o programa Tatames Especiais Destinados a Portadores de Deficiências Múltiplas, do Abrigo Pequeno Cotolengo do Paraná, em Curitiba.

Nas categorias especiais venceram: Conexões de Saberes (Educação), do Observatório de Favelas, do Rio Janeiro (RJ); Escola Ambulante (Direitos da Criança e do Adolescente), da Associação Beneficente Santa Fé, de São Paulo (SP); e Lago de Múltiplo Uso para Proteção Ambiental (Recursos Hídricos), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, de Sete Lagoas (MG).

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é aberto a instituições governamentais e não-governamentais – incluindo prefeituras, universidades e empresas – que promovam iniciativas de transformação social relacionadas a temas como alimentação, educação, recursos hídricos, energia, habitação, renda, saúde e meio ambiente. Em suas edições anteriores, nos anos de 2001 e 2003, foram cerca de 520 e 650 inscrições, respectivamente.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional