Fundação Banco do Brasil inicia nova etapa do Projeto Memória

Por: GIFE| Notícias| 28/06/2004

A vida e a obra do cientista social Josué de Castro, pioneiro na abordagem científica sobre o fenômeno da fome e suas conseqüências, será o destaque deste ano do Projeto Memória, da Fundação Banco do Brasil.

O que mais caracteriza o Projeto Memória são suas exposições itinerantes. Por meio da rede de superintendências estaduais do Banco do Brasil, a fundação leva para centenas de municípios a história de brasileiros e fatos que contribuíram com a transformação social do país. Nas edições anteriores já foram homenageados Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Pedro Álvares Cabral, Juscelino Kubitschek e Oswaldo Cruz. Em 2004, o Projeto Memória conta com a parceria da Petrobras.

Além da exposição itinerante “”Josué de Castro – Por um Mundo sem Fome””, a fundação preparou a edição de um livro fotobiográfico, um documentário, um site na internet e um kit pedagógico, composto de almanaques históricos e guia para o professor, que deverá ser remetido para 18 mil escolas públicas.

Nascido em 1908, Josué de Castro é reconhecido no Brasil e no exterior como cientista, escritor e realizador. Seus trabalhos científicos foram retratados em inúmeros livros, alguns traduzidos em mais de 25 idiomas, como o consagrado Geografia da Fome. Ele presidiu o Conselho da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e o Comitê Governamental da Campanha de Luta contra a Fome da ONU (Organização das Nações Unidas). Foram suas as idéias da merenda escolar e dos restaurantes populares, entre outras.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional