Fundação Banco do Brasil lança edital para seleção de projetos em Unidades de Conservação na Amazônia

Por: GIFE| Editais| 30/05/2016

Já estão abertas as inscrições para o Edital Ecoforte Extrativismo, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil, com apoio financeiro do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com investimento social de R$ 8 milhões, a iniciativa visa apoiar empreendimentos coletivos nas fases de produção, beneficiamento ou comercialização de produtos extraídos por meio de práticas sustentáveis na floresta. O objetivo é contribuir para a inclusão socioprodutiva das comunidades e a preservação do bioma em seis estados: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Rondônia.

Poderão participar da seleção cooperativas sem fins lucrativos que reúnem produtores extrativistas em Unidades de Conservação Federais de Uso Sustentável no Bioma Amazônia. As ações previstas deverão apresentar compatibilidade com o Plano de Manejo ou Acordo de Gestão ou demais instrumentos de gestão vigentes.

As entidades proponentes deverão existir legalmente há dois anos, no mínimo, e apresentar uma proposta no valor de até R$ 600 mil. A execução do projeto deverá ser realizada em pelo menos uma e no máximo quatro unidades de conservação, com prazo máximo de 24 meses.

Os recursos poderão ser usados para as seguintes despesas: obras e instalações, máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional; móveis, utensílios, equipamentos de informática, comunicação e software nacional; veículos novos de tração humana ou animal, embarcações e utilitários; aquisição de matéria-prima, embalagens, rótulos e outros materiais utilizados nas etapas de beneficiamento e comercialização; equipamentos de proteção individual (EPI); contratação de profissionais para gestão e contabilidade e de serviços técnicos especializados relacionados à atividade produtiva.

O apoio financeiro aos projetos selecionados terá caráter complementar, devendo a entidade proponente indicar um valor de contrapartida de, no mínimo, 1% do valor dos recursos não reembolsáveis do projeto.

Como participar

Os interessados em se inscrever no edital deverão acessar o regulamento e verificar a lista de todos os demais documentos exigidos, a fim de enviar à Fundação BB até o dia 4 de julho. Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail: [email protected], colocando no título “Edital de Seleção Pública nº 2016/007 – DÚVIDAS”.

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional