Fundação Banco do Brasil quer formar redes de cooperativas

Por: GIFE| Notícias| 06/03/2006

Cooperativas de catadores em Barueri são os alvos principais do projeto Reciclando Vidas, desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil, juntamente à Gerência de Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS do Banco do Brasil e a Prefeitura do Município.

Na última semana, a Cooperativa dos Trabalhadores Profissionais em Prestação de Serviços de Reciclagem de Lixo em Barueri – Cooperyara, comemorou a conquista dos equipamentos e materiais para o projeto. O evento aconteceu no galpão associação e contou com a participação de autoridades, cooperados e representantes de outras cooperativas de catadores de municípios vizinhos.

A cidade localiza-se na região metropolitana oeste da Grande São Paulo e faz limite com Osasco, Carapicuíba, Jandira, Itapevi e Santana de Parnaíba. Barueri tem cerca de 220 mil habitantes e produz 180 toneladas de lixo, dos quais 55% são recicláveis. Com o projeto, a expectativa é aumentar o quadro de cooperados, melhorar a infra-estrutura da Cooperyara e a produção do material separado e desenvolver ações de educação ambiental na região de Barueri.

Além de estimular o trabalhador da cadeia produtiva de recicláveis a se tornar um cidadão ativo e participativo em sua comunidade, o projeto também pretende formar uma Rede Solidária entre cooperativas da região de Barueri, visando uma melhor condição de negociação frente às indústrias recicladoras.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional