Fundação BankBoston disponibiliza pesquisa sobre valores juvenis

Por: GIFE| Notícias| 06/03/2006

No ano de 2004, uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Família e Comunidade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, constatou que os jovens passam muito tempo em casa, sem fazer qualquer atividade esportiva, cultural, social ou mesmo religiosa. Realizado a partir de entrevistas com três mil jovens brasileiros (12 a 19 anos) das mais diferentes classes sociais, o estudo mostra que 60% deles passam o dia em casa, sozinhos.

Essa era apenas uma amostra dos resultados da pesquisa que identificou os valores internos e externos mais importantes para um desenvolvimento sadio. Dividida em 3 fases, é uma adaptação da metodologia desenvolvida pelo Search Institute, organização sem fins lucrativos que busca o bem-estar de crianças e adolescentes, e que estabeleceu 40 valores básicos para o desenvolvimento saudável dos jovens e de sua comunidade.

Apoiado pelo Consulado dos EUA no Brasil, a metodologia foi trazida ao país por um grupo formado por quatro organizações, entre elas o Senac São Paulo, além da Fundação Abrinq, Fundação BankBoston e Meninos do Morumbi, que participaram da Conferência Healthy Communities – Healthy Youth (Comunidades Saudáveis – Juventude saudável), realizada pelo Search Institute, em Minneapolis em 2002.

A íntegra do estudo já pode ser analisado no site disponibilizado pela Fundação BankBoston. Segundo os organizadores da pesquisa, ela traz uma nova esperança para aqueles que trabalham para o fortalecimento da construção de valores e a conexão entre todos que atuam na área, no sentido de melhor promover as mudanças positivas pela juventude nas comunidades e organizações.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional