Fundação Belgo-Acelor promove ética e meio-ambiente

Por: GIFE| Notícias| 12/06/2006

Unir os dois temas, ética e meio ambiente, num primeiro momento, pode causar certa estranheza. No entanto, foi partindo desse raciocínio que o Grupo Belgo-Arcelor Brasil, por meio da Fundação Belgo-Arcelor Brasil, decidiu desenvolver os dois temas com 300 mil crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas de 40 municípios em quatro estados (MG, BA, ES e SP).

Essa é a base do Prêmio Belgo-Arcelor Brasil de Meio Ambiente, em sua décima quinta edição. Lançado em 1992, o projeto visa despertar a consciência e mobilizar professores, crianças e adolescentes a preservarem o meio ambiente.

Para trabalhar o tema junto aos alunos, a Fundação desenvolve um material com o apoio de pedagogos e especialistas no assunto, que é distribuído aos educadores, sempre no início do ano. Além das cartilhas do professor e do aluno, em 2006, eles receberam ainda o suplemento especial “”Os 8 objetivos do milênio””, com idéias para a prática da ética, um DVD com palestras, filmes e informações que podem ser utilizadas pelos educadores.

Paralelamente à entrega desse material, coordenadores pedagógicos e professores envolvidos recebem capacitação técnica de equipe especializada, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho efetivo e participativo do Prêmio na escola.

Em setembro, as escolas selecionam os melhores trabalhos (desenhos para estudantes de 1ª a 4ª série, e redação, para os da 5ª a 8ª série) que as representarão na etapa regional do Prêmio.

Os vencedores dessa etapa recebem o equivalente a até três salários mínimos e se classificam para a etapa Corporativa, que confere premiação de cinco salários mínimos aos ganhadores, quantia depositada em uma caderneta de poupança.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional