Fundação Belgo-Arcelor realiza pesquisa para avaliar o Prêmio de Meio Ambiente

Por: GIFE| Notícias| 25/06/2007

Alunos mais participativos e envolvidos com a preservação do meio ambiente tornaram-se realidade em escolas públicas de 39 municípios nos estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e São Paulo, contempladas com o Prêmio Belgo-Arcelor Brasil de Meio Ambiente. Para entender a efetividade do prêmio na conscientização de crianças e adolescentes, a Fundação Belgo-Arcelor Brasil promoveu uma pesquisa, respondida por 710 professores, diretores, supervisores e técnicos das escolas participantes do Prêmio Belgo-Arcelor Brasil de Meio Ambiente nos quatro estados.

A maior participação dos alunos foi constatada por quase 60% dos entrevistados. E mais: na opinião de mais de 80%, os alunos entenderam que suas atitudes e seus comportamentos hoje afetam o futuro. Outros resultados que merecem destaque é que, na opinião de 70% dos entrevistados, os alunos passaram a se preocupar mais com a preservação ambiental e a ter maior interesse por informações e atitudes sobre consumo consciente.

Com isso, pode-se afirmar que os resultados da pesquisa, realizada pela Asas Produções, mostram que o prêmio conduz, de fato, ao desenvolvimento da consciência ambiental e à mobilização de professores, crianças e adolescentes a preservarem o meio ambiente. Indicam, enfim, que o Prêmio Belgo-Arcelor Brasil de Meio Ambiente está atingindo seus objetivos.

O Prêmio Belgo-Arcelor Brasil é desenvolvido de forma interdisciplinar durante as aulas e em atividades extra-curriculares. No primeiro trimestre do ano, nas suas 16 edições, o Prêmio Belgo-Arcelor Brasil de Meio Ambiente promove a capacitação de educadores e coordenadores pedagógicos envolvidos. Na seqüência, essa equipe treina os professores das escolas e distribui o material didático para começarem os trabalhos com os alunos: desenhos para estudantes de 1ª a 4ª série, e redação, para os da 5ª a 8ª série.

A premiação é feita em duas etapas, uma regional, outra corporativa. Na primeira, cada um dos oito vencedores recebe o equivalente a até três salários mínimos. O título ainda classifica os vencedores para a etapa corporativa, que confere premiação de cinco salários mínimos aos ganhadores, quantia depositada em uma caderneta de poupança. Vale ressaltar que a pesquisa mostrou ainda que quase 70% dos alunos não se interessam apenas pelo prêmio oferecido.

Para mais informações, acesse: www.fundacaobelgomineira.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional