Fundação Bradesco divulga Relatório de Atividades de 2021, demonstra como superou obstáculos da pandemia e prevê mais de R$ 1 bi em ações educacionais em 2022

Por: Fundação Bradesco| Notícias| 25/07/2022
  • Na Escola Virtual foram oferecidos mais de 120 cursos para 2 milhões de matriculados no ano passado;
  • O Novo Ensino Médio foi expandido para mais unidades e, em 2022, está presente em todas as escolas da instituição.

A Fundação Bradesco acaba de publicar seu Relatório de Atividades 2021 com as ações e os resultados alcançados no período. Em 2021, a instituição que promove ensino formal, gratuito e de qualidade, atendeu em suas unidades físicas mais de 43 mil alunos e cerca de dois milhões de pessoas em sua Escola Virtual.

Assim como todas as instituições de ensino, a Fundação Bradesco enfrentou diversos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, mas com o empenho de seus mais de 3.300 mil funcionários, conseguiu garantir o acesso à aprendizagem de seus estudantes.

Para possibilitar o ensino remoto aos seus alunos e alunas das 40 unidades, localizadas nas cinco regiões do país, proporcionou, além do costumeiro suporte e acompanhamento educacional, infraestrutura tecnológica e acesso à internet. Inclusive, os estudantes que não dispunham de dispositivos para acompanharem as aulas remotas receberam aparelhos celulares para acessarem as aulas virtuais.

Todas as salas das unidades, que antes da pandemia eram equipadas com computador, projetor e sistema de som, receberam webcams para que fosse possível ao professor, no momento pertinente, realizar o ensino híbrido. Além disso, a instituição disponibilizou headsets bluetooth para professores, conexões remotas para funcionários em home office, acesso às plataformas Office 365 e Google for Education, com recursos para alunos e professores.

Outro destaque importante das ações de 2021 refere-se à implementação do Novo Ensino Médio. Apesar do novo currículo entrar, legalmente, em vigor apenas em 2022, a Fundação Bradesco começou a implementação em 2020, em sua unidade de Campinas (SP). As mudanças necessárias para fazer o projeto acontecer foram adaptadas à realidade imposta pela pandemia e, em 2021, o novo currículo foi expandido para as unidades de Aparecida de Goiânia (GO), Jaboatão (PE), Laguna (SC), Pinheiro (MA) e Registro (SP).

Hoje, todos os alunos do Ensino Médio contam com um currículo completamente inserido em um contexto de inovação educacional e, por meio de trilhas formativas (Itinerário de experimentação, focado na preparação para futura escolha acadêmica e itinerário de qualificação, voltado para o mundo do trabalho) o aluno dispõe de novas experiências de aprendizagem para o desenvolvimento de competências integradas para a interação social, o protagonismo e a liderança.

Ao longo do último ano também foi concluída a elaboração do novo currículo do Ensino Fundamental, que começou a ser aplicado em 2022.

Os novos currículos possuem abordagens que respeitam as especificidades, interesses e curiosidades dos alunos. As mudanças mantém o papel da Fundação de proporcionar formação gratuita e de qualidade para alunos oriundos de comunidades socioeconomicamente vulneráveis, proporcionando saberes para transporem desafios e tornar seus sonhos realidade.

Escola Virtual – 2 milhões de matriculados

Em 2021, a Escola Virtual da Fundação Bradesco, que disponibiliza cursos on-line, totalmente gratuitos e com certificado completou 20 anos. A unidade virtual da instituição passou por melhorias no sistema de gestão de aprendizagem, além de ter disponibilizado dez novas trilhas de conhecimento, atualizado 13 cursos e publicado 17 novos cursos. No mesmo período, contou com a parceria da Microsoft para oferecer diversos cursos na área de tecnologia, com grande procura no mercado de trabalho, como Letramento Digital, Sharepoint, Crie um site simples usando HTML, CSS e JavaScript, Introdução à Análise de Dados – Microsoft Power BI.

Perfil das escolas

As escolas da Fundação Bradesco estão localizadas em 26 estados e no Distrito Federal, oferecem todas as etapas da Educação Básica, do Ensino Infantil, passando pelo Fundamental e Médio, o Ensino Técnico até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do total de alunos que frequentam as unidades da Fundação, 86,76% são moradores das comunidades localizadas no entorno das escolas.

Em 66 anos de história, a Fundação Bradesco tem o propósito de oferecer educação de excelência que possibilite desenvolver competências técnicas e humanas para ajudar seus alunos a se transformarem em cidadãos plenos, protagonistas de suas próprias vidas e nas comunidades e sociedade em que estão inseridos.

Acesse o Relatório de Atividades de 2021 da Fundação Bradesco.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional