Fundação Bradesco investe em novas tecnologias para educar

Por: GIFE| Notícias| 13/08/2007

A Fundação Bradesco está implantando em sua escola de Campinas (SP) a utilização do Classmate PC, desenvolvido pela Intel. São 600 notebooks educacionais inseridos, a partir deste mês, no portfolio de aprendizagem da escola e utilizados em todos os ambientes educacionais por 1.490 alunos da educação básica.

“”Acreditamos que essa solução modificará a dinâmica do ensino e aprendizagem na sala de aula e possibilitará a transformação da escola em um ambiente interativo, com mobilidade e colaboração, ou seja, no que chamamos de a escola sem limites””, afirma Denise Aguiar Alvarez Valente, diretora da fundação.

No ano passado foi realizado na escola um piloto com o Classmate PC, que contou com a participação de cerca de 130 alunos, da 3ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, e cinco professores. O objetivo da experimentação, que ao todo utilizou 46 máquinas e durou três meses, foi fazer uma prova de conceito e aprimorar a ferramenta para que o produto chegasse ao mercado pronto para atender a todas as necessidades dos estudantes.

Os Classmate PCs serão utilizados pelos alunos em turnos alternados (manhã e tarde) e, por esse motivo, não será seguido o modelo em que cada estudante leva o dispositivo para casa. A idéia é que sejam utilizados em todas as disciplinas, seguindo metodologia pedagógica adotada pela Fundação Bradesco.

Para que a nova ferramenta fosse implementada, além da infra-estrutura (tecnologia Wi-Fi), os 33 professores envolvidos no projeto foram formados no Programa Intel®Educar, além de participarem de oficinas para formação em outras soluções, que compõem o portfolio de aprendizagem, como o portal educacional do Positivo e o scratch do MIT Media Lab.

A plataforma Classmate PC é resultado de dois anos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração com Centros de Definição de Plataformas (PDC) de diversas partes do mundo – incluindo o Brasil – e levou em conta resultados de pesquisas etnográficas, nas quais foram identificados diversos fatores que influenciam o aprendizado e a adoção da tecnologia na educação. O Classmate PC ajuda estudantes e educadores a melhorarem o processo de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia, de forma interativa e adequada ao ritmo de cada um.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional